Aplicativo do Iprem ajuda servidores estatutários a calcularem aposentadoria

Instituto de Previdência Municipal

23 de abril de 2014
facebook whatsapp
Acessibilidade
Servidores estatutários podem fazer a simulação da aposentadoria no site do Iprem. Ferramenta auxilia no planejamento da carreira

O Instituto de Previdência Municipal de Mogi das Cruzes (Iprem) desenvolveu um aplicativo que auxilia os funcionários públicos estatutários e acompanharem a evolução das contribuições previdenciárias e também a fazerem simulações sobre a aposentadoria. O aplicativo está no site do Iprem (www.iprem.pmmc.com.br), no link "Recadastramento e simulação de aposentadoria" e pode ser acessado pelos servidores da Prefeitura, Câmara e Semae, além do próprio Iprem.

"Desenvolvemos, em parceria com a empresa GestPrev, um aplicativo que permite aos servidores acompanharem o andamento da carreira, com as contribuições e o tempo de serviço de cada um. O programa faz todos os cálculos e aponta de forma clara o período que falta para cada servidor se aposentar, incluindo variáveis como tempo de serviço, idade mínima e 'pedágio', entre outros", explica o diretor-superintendente do Iprem, Paulo Vicentino.

Assim que o servidor entra com os dados pessoais, o sistema abre um painel com o tempo de contribuição existente e indica o período que falta até a aposentadoria. O aplicativo mostra, por exemplo, os períodos de contribuições públicas e também privadas - caso o servidor possua. Por isso, Vicentino lembra que é fundamental que cada servidor faça uma atualização constante de sua ficha. Trata-se do recadastramento, que já foi feito pelos funcionários mas que deve ocorrer de maneira permanente, até mesmo para o bom funcionamento do próprio Iprem.

"Desde que foi criado, em 2005, o Iprem está baseado em sua saúde financeira. O instituto precisa garantir os recursos necessários à aposentadoria dos servidores e pensões e, para isso, utiliza um cálculo atuarial. Assim, é fundamental que os funcionários mantenham o sistema atualizado, informando sobre contribuições passadas, para que a solidez do Iprem seja sempre mantida", explica. Atualmente, a Prefeitura de Mogi das Cruzes possui 3.435 servidores estatutários, enquanto a Câmara conta com 53, o Semae com 121 e o Iprem com quatro. (MAS)