Mogi das Cruzes pode se tornar Município de Interesse Turístico já neste ano

Coordenadoria de Turismo

22 de março de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

O projeto para que Mogi das Cruzes se torne um Município de Interesse Turístico pode ser aprovado ainda no primeiro semestre deste ano. Esta foi a declaração do secretário estadual de Turismo, Laércio Benko, que esteve na cidade na manhã desta quarta-feira (22/03), para participar de reunião do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat).

De acordo com Benko, várias propostas de adequação à condição de Município de Interesse Turístico estão muito bem encaminhadas e ele já acertou, junto ao governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, fazer em breve as devidas atribuições a um primeiro grupo de cidades, que engloba de 20 a 30 cidades. “Serão contempladas ao todo 140 cidades, porém combinei com o governador de dividir isso em blocos e com certeza algumas cidades da região serão contempladas”, afirmou.

O secretário detalhou todos os pré-requisitos para que uma cidade atinga este objetivo. “Serão contempladas as cidades que apresentarem os requisitos legais, como a existência e atuação de um conselho municipal de turismo e de um plano diretor de turismo bem elaborado, que contenha um inventário dos artigos turísticos da cidade, sejam eles beleza natural, cultura, histórica ou folclore”, exemplificou, acrescentando que o processo de aprovação inclui uma análise técnica por parte da Secretaria Estadual de Turismo e também vistorias in loco, para a comprovação de existência dos atributos informados na documentação.

Para garantir e agilizar a aprovação dos projetos, o secretário Laércio Benko garantiu ainda que irá pessoalmente à Assembléia Legislativa, para dialogar com deputados e fazer explanações a respeito da importância do programa Municípios de Interesse Turístico.

O prefeito Marcus Melo assegurou que Mogi das Cruzes possui todos os atributos e documentos solicitados pelo Governo do Estado e reforçou que Mogi já fez a apresentação formal do pedido de adequação, com o auxílio do deputado estadual Marcos Damásio. “Já apresentamos o nosso projeto. Ele já está na Assembleia e, conforme informado pelo secretário, agora no mês de abril já deve ser apresentado ao governador a lista com os primeiros 20 a 30 municípios que receberão a atribuição. Ou seja, Mogi já fez a sua lição de casa, já apresentou todos os documentos e tem condições de ser contemplada como Município de Interesse Turístico, o que traz para a cidade um investimento da ordem de R$ 600 mil por ano”, pontuou.

Além deste projeto, o chefe do Executivo da cidade também apresentou ao secretário estadual alguns pleitos pontuais de Mogi das Cruzes, como apoio de infraestrutura para a realização de festas e eventos da cidade, melhorias na sinalização da Rota da Luz e complementos a programas e roteiros turísticos.

O deputado estadual Marcos Damásio, também presente na reunião, reiterou que fez a apresentação formal do projeto junto ao Governo do Estado. “Apresentei o projeto de lei na Assembleia e sei que ele está bem encaminhado. Com certeza isso vai para análise da Secretaria Estadual de Turismo, porém Mogi tem tudo que o Estado pede e apresentou toda a documentação solicitada. Acredito que a cidade vai ser bem avaliada”, pontuou.

Parque

Após sair da reunião do Condemat, o secretário estadual de Turismo, Laércio Benko, fez uma visita ao Parque Centenário da Imigração Japonesa, acompanhado dos secretários municipais de Cultura, Mateus Sartori – que também responde pele Turismo na Prefeitura, secretário do Verde e Meio Ambiente, Daniel Lima e o secretário de Esporte e Lazer, Nilo Guimarães. O secretário estadual adjunto de Turismo, Romildo Campello, também acompanhou a visita. Benko solicitou a ida ao parque para conhecer a estrutura do local, que é um dos pontos turísticos de Mogi das Cruzes. (Lívia de Sá)