Casarão do Chá promove neste domingo o 4º Festival de Cerâmica

Coordenadoria de Turismo

01 de agosto de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade
o 4º Festival de Cerâmica será realizado neste domingo no Casarão do Chá e a expectativa da organização é receber público de 2 mil pessoas (Divulgação/ Brune Hampf)

Neste domingo (06/08), das 9h às 17h, o Casarão do Chá, no Cocuera, promove a quarta edição do Festival de Cerâmica. O evento, que já vem se consolidando junto ao público da cidade e região, vai reunir mais de 40 ceramistas, que estarão expondo e comercializando mais de 2 mil peças. O festival também contará com atrações demonstrativas e workshops, além de algumas novidades.

Uma das novidades é a oficina de Raku, que consiste em fazer a pintura de uma peça semiqueimada, que irá ao forno durante o evento. A abertura da queima, em que as peças são retiradas incandescentes do forno, acontecerá a partir das 14 horas. Os participantes poderão levar as peças queimadas para casa. Os interessados para esta, bem como qualquer outra oficina, devem se inscrever assim que chegarem ao evento.

Outra novidade do festival deste ano será a presença de artesãos de diferentes ramos da tradicional Feira de Artes da praça Benedito Calixto, que acontece aos sábados no bairro de Pinheiros, em São Paulo. Existente desde 1987, a feira é hoje um ponto de referência intelectual, cultural e já faz parte do calendário turístico e de lazer da capital paulista. Os expositores estarão presentes no festival, mostrando e comercializando trabalhos manuais diferenciados.

A expectativa de público, com base nas três edições já realizadas anteriormente, é de 2 mil pessoas. Nesta edição, participarão ceramistas renomados, como Kenjiro Ikoma, Iweth Kusano, Porcelana Kojima, Acácia Azevedo, Cristina Rocha e Akinori Nakatani, além de jovens artistas com designs diferenciados e iniciantes criativos, o que reforça a característica do festival, de troca de experiências e incentivo à formação de novos ceramistas.

Como sempre, o Festival de Cerâmica será acompanhado pela Feira de Cultura e Lazer, que é realizada todos os domingos no Casarão do Chá. Assim, o turista e visitante contará também com diversas barracas de alimentação, oferecendo comidas artesanais preparadas na hora. O chá preto, produto que originou a construção da fábrica, também poderá ser apreciado.

A entrada é gratuita. Mais informações podem ser obtidas junto à Associação Casarão do Chá, no telefone 4792-2164 ou 97222-7543 (Whatsapp). Também há uma página no Facebook, com todas as informações sobre o 4º Festival de Cerâmica. A Associação Casarão do Chá tem um e-mail de contato (acasaraodocha@gmail.com) e um site.

 

Serviço

4° FESTIVAL DE CERÂMICA

Data: 06 de agosto de 2017.
Horário: 09h às 17h.
Local: Casarão do Chá - Estrada do Chá cx 05, bairro Cocuera, Mogi das Cruzes, SP.

* Há diversos produtos diferenciados para o consumo, mas como no Casarão não é possível passar cartão, recomendamos que o visitante traga dinheiro.

* A entrada é gratuita. Para participar das oficinas basta chegar e se inscrever na atividade aberta ao público.

Organização: Associação Casarão do Chá

Patrocínio: Pascoal Massas

Apoio: Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes

Ceramistas e ateliês participantes:
Acácia Azevedo
Akinori Nakatani
Ateliê do Quintal - Karina Ignacio
Arte com Barro
Artes Gato de Ouro - Brune Hampf
Beth Shiroto Yen
Chá de Coisinhas - Ângela Florencio
Cleide Vieira
Dani Bedollo
Dinnouti
Drikatê
Donizete
Eliana Kanki
Cristina Rocha
Estela Braga Cerâmica
Leonardo Baruk
Liliane Ranchin
Grupo Temtempu
Iweth Kusano
Jane H

John Alexander Uribe
Kazue Matsuoka
Kenjiro Ikoma
Marcelo Conegliam
Mariana Zoccoli
Marli Brejeiro Almeida
Marli Nano
Miha Nakatani
Porcelana Kojima
Raquel Caseiro
Rita Tucci
Sergio Onodera
Studio Faby Cerâmica
Tatiane Kawata
Tradef - Trabalho de Apoio ao Deficiente
Vanessa Murakawa
Yuki
Yuuki Nakatani

Atrações:
• Exposição e venda de mais de 2.000 peças de cerâmica
• Oficinas e demonstrações gratuitas de cerâmica:
- Oficina de modelagem - Tebineri com Grupo Temtempu - das 10 às 16h. Gratuita

- Demonstração e oficina de torno - Rokuro taiken com Sergio Onodera - das 10 às 11h e 14h às 16h. Gratuita

- Queima de Raku ao vivo - Raku com Marcelo Conegliam - das 10 às 14h - a demonstração é gratuita e a oficina com inscrição antecipada - Valor R$20,00.
• Degustação e venda de chás:
- Chá preto artesanal.
- Chá preto nacional.
• Comida caseira:
- Orientais: sushi, temaki (sushi em forma de cone), tempurá (vegetais e mariscos fritos), nikuman (tipo de pão recheado cozido no vapor), gyoza (pastelzinho recheado com carne de porco, verduras e temperos), manju (doce japonês), entre outros.
- Diversos: pastel, pizza no forno a lenha, café caipira no fogão a lenha, bolos, biscoitos e pães artesanais, doces cristalizados, queijos, picolés caseiros, geléias, massas artesanais secas e congeladas, molhos, azeites saborizados, porco no rolete, galinhada, feijão tropeiro, arroz carreteiro, pão com pernil, pão com linguiça, entre outros.
• Bebidas: licores, cachaças e cervejas artesanais, chopp, café extraído a frio e cafés especiais, café no fogão a lenha, chás artesanais.
• Cogumelos frescos e em conserva, verduras sem agrotóxico, verduras hidropônicas, conserva de hanaume (flor de hibisco) e de folha de shisso (herva utilizada na culinária oriental).
• Artesanatos diversos: Miniaturas feitas de vidro, biscuit, arame, linha, madeira; Jogos de desafio e brinquedos educativos; Oshibana (plantas desidratadas naturalmente) compondo brincos, colares, anéis, cadernos e chaveiros; Sapatos, sandalhas e chinelos artesanais; Jóias de marchetaria em madeira; Pulseiras, colares, anéis e brincos, feitos em macramê; Encadernação artesanal; Buquês, arranjos, brincos e bonecas de origami; Bolsas e acessórios; Toalhas de crochê e ponto cruz, entre outros.
• Orquídeas e outras plantas, animais.