Abertura da 33ª edição do Akimatsuri será neste sábado no Bunkyo

Coordenadoria de Turismo

06 de abril de 2018
O 33º Festival Akimatsuri será nos dias 07, 08,14 e 15 de abril. Aos sábados, o evento será das 10 às 22 horas e no domingo das 10 às 21 horas. (Foto: Ney Sarmento/PMMC)

O Akimatsuri, tradicional festival da colônia japonesa de Mogi das Cruzes, iniciará sua 33ª edição neste sábado (07/04), às 10 horas. O evento realizado pela Associação Cultural de Mogi das Cruzes (Bunkyo) na sede da entidade no Bairro da Porteira Preta conta com apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes. A festividade, que marca os 110 anos de amizade entre o Brasil e o Japão, faz parte do calendário turístico oficial de Mogi das Cruzes.

Em dois finais de semana, serão mais de 60 atrações, que mesclam as tradições antigas japonesas com os costumes atuais do Japão apresentados por grupos do Alto Tietê e de todo o Estado de São Paulo. Fazem parte da programação shows de taiko (tambores japoneses) de diferentes estilos, danças japonesas, musicais e teatro.

A novidade deste ano é o concurso Desfile Akiba Cosplay Akimatsuri, no qual 50 candidatos vão subir ao palco para incorporar seus personagens favoritos. Outros destaques culturais do festival são o tooro nagashi, uma cerimônia marcada pela soltura dos barquinhos feitos de isopor no lago do Centro Esportivo, show de ilusionismo e os concursos Miss Akimatsuri e Miss e Mister Akimatsuri Júnior.

O Akimatsuri foi indicado para integrar o livro de bens imateriais do município, como a Festa do Divino. O projeto de realização do evento foi inscrito na Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei 6.959/2014) e foi aprovado pela Comissão de Análise de Projetos (CAP). A lei visa possibilitar a pessoas físicas e jurídicas a investirem em cultura, destinando parte dos impostos que pagariam ao município para o custeio de projetos.

O 33º Festival Akimatsuri será nos dias 07, 08,14 e 15 de abril. Aos sábados, o evento será das 10 às 22 horas e no domingo das 10 às 21 horas. O Centro Esportivo do Bunkyo de Mogi das Cruzes fica na Avenida Japão, 5.919, bairro Porteira Preta. Mais informações pelo site www.akimatsuri.com.br (Kelli Correa Brito)