Maio Amarelo: em “Dia do agente de trânsito mirim”, estudantes aprendem atitudes seguras

Secretaria de Mobilidade Urbana

24 de maio de 2018
Estudantes receberam orientações e observaram o comportamento dos motoristas para verificar o uso de cinto de segurança e atitudes seguras, como não falar ao celular (Foto: Guilherme Berti/PMMC)

Alunos de quatro escolas municipais de Mogi das Cruzes participaram, nesta quinta-feira (24/05), no entorno da Praça Coronel Almeida, no Centro, do “Dia do agente de trânsito mirim”, que integra a programação do Maio Amarelo. “Ao lado de nossos agentes de trânsito, os estudantes receberam orientações e observaram o comportamento dos motoristas para verificar o uso de cinto de segurança e atitudes seguras, como não falar ao celular. Também aprenderam sobre os gestos de sinalização e procedimentos de intervenção nas vias, entre outras atividades”, explica a diretora municipal de Trânsito, Priscila Freire da Silva.

A diretora Débora Teixeira, da Escola Municipal Professora Maria Luiza Menezes da Fonseca, na Vila Jundiaí, acompanhou a participação dos seus alunos e avaliou como positiva a iniciativa. “A mudança ocorre mesmo é com as crianças, que são multiplicadoras do conhecimento, tanto para motoristas, quanto para pedestres. É importante também porque nossa escola está próxima a um ponto de grande fluxo de veículos, que é a Avenida Anchieta, e essa atividade resultará em um comportamento mais seguro por parte dos alunos e dos pais”.

As outras escolas participantes são a Coronel Almeida, do Centro; o Cempre Professor José Limongi Sobrinho, do Botujuru, e a Benedito Laporte Vieira da Motta, do distrito de Jundiapeba. Todas elas já haviam recebido a visita de agentes municipais de trânsito, que deram aos estudantes orientações sobre comportamento seguro no trânsito, além de atividades práticas, como travessia de pedestres.

O Maio Amarelo é uma ação global que busca engajar órgãos públicos, privados e a sociedade civil em ações que chamem a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, e assim provocar mudanças de atitudes em prol da segurança de todos.

Desde o início do mês, a Prefeitura realiza ações educativas e de fiscalização para orientar motociclistas, motoristas, pedestres e ciclistas sobre a importância de atitudes seguras no trânsito para evitar acidentes. (Julio Nogueira)