Maio Amarelo: em “Dia do agente de trânsito mirim”, estudantes aprendem atitudes seguras

Secretaria de Mobilidade Urbana

24 de maio de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

Alunos de quatro escolas municipais de Mogi das Cruzes participaram, nesta quinta-feira (24/05), no entorno da Praça Coronel Almeida, no Centro, do “Dia do agente de trânsito mirim”, que integra a programação do Maio Amarelo. “Ao lado de nossos agentes de trânsito, os estudantes receberam orientações e observaram o comportamento dos motoristas para verificar o uso de cinto de segurança e atitudes seguras, como não falar ao celular. Também aprenderam sobre os gestos de sinalização e procedimentos de intervenção nas vias, entre outras atividades”, explica a diretora municipal de Trânsito, Priscila Freire da Silva.

A diretora Débora Teixeira, da Escola Municipal Professora Maria Luiza Menezes da Fonseca, na Vila Jundiaí, acompanhou a participação dos seus alunos e avaliou como positiva a iniciativa. “A mudança ocorre mesmo é com as crianças, que são multiplicadoras do conhecimento, tanto para motoristas, quanto para pedestres. É importante também porque nossa escola está próxima a um ponto de grande fluxo de veículos, que é a Avenida Anchieta, e essa atividade resultará em um comportamento mais seguro por parte dos alunos e dos pais”.

As outras escolas participantes são a Coronel Almeida, do Centro; o Cempre Professor José Limongi Sobrinho, do Botujuru, e a Benedito Laporte Vieira da Motta, do distrito de Jundiapeba. Todas elas já haviam recebido a visita de agentes municipais de trânsito, que deram aos estudantes orientações sobre comportamento seguro no trânsito, além de atividades práticas, como travessia de pedestres.

O Maio Amarelo é uma ação global que busca engajar órgãos públicos, privados e a sociedade civil em ações que chamem a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo, e assim provocar mudanças de atitudes em prol da segurança de todos.

Desde o início do mês, a Prefeitura realiza ações educativas e de fiscalização para orientar motociclistas, motoristas, pedestres e ciclistas sobre a importância de atitudes seguras no trânsito para evitar acidentes. (Julio Nogueira)