Ingressos para abertura do Festival de Inverno começam a ser distribuídos na segunda-feira

Secretaria de Cultura

22 de junho de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade
A Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi vai se apresentar nesta quarta-feira no Teatro Sérgio Cardoso, com o espetáculo "Musical Sinfônico", que tem a participação de Claudia Raia

A partir de segunda-feira (25/06), terá início a distribuição de ingressos para o concerto de abertura do Festival de Inverno Serra do Itapety 2018. O espetáculo será comandado pela Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes e acontecerá no próximo sábado (30/06), às 20h, no auditório do Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe).

Os interessados devem procurar o Centro Cultural de Mogi das Cruzes e doar um litro de leite longa vida, com validade mínima de dois meses. Cada litro doado dará direito a um ingresso.  

Esta será  décima edição consecutiva do Festival de Inverno de Mogi das Cruzes. Para celebrar a marca, a orquestra da cidade prepara uma apresentação especial, que contará com a participação do maestro regente convidado Marcos Martins Araújo e da pianista solista também convidada, Shelly Moorman-Stahlman.

O repertório é composto por grandes nomes da música clássica, como Dmitri Shostakovich, Sergei Rachmaninoff e Piotr Ilitch Tchaikovsky. Shelly participará da execução da peça de Rachmaninoff - Piano Concerto No. 2 Op. 18, que é considerada uma das mais belas peças já escritas.

Já Martins Araújo, o regente convidado, é maestro, teólogo, pesquisador, mestre em Etnomusicologia e em Ciências da Religião pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Já regeu concertos à frente de diversas orquestras no Brasil, na Europa e em dezesseis países, como Finlândia, Alemanha, Rússia, Inglaterra, Argentina, Coréia do Sul, Malásia e Estados Unidos.

Também regeu grupos sinfônicos importantes, como Russian National Orchestra, Chuncheon Philharmonic Orchestra, esta última dividindo o palco com o sul coreano Jerry Chae, solista de clarinete.

Em 2018, realizará estreia de obras coral do compositor sul coreano Hyun Kook em concerto dedicado a obras contemporâneas acappella, no Brasil, além de cumprir temporada fixa junto aos grupos em que exerce a função de diretor artístico, como a OCB Filarmônica, a Krieger Orquestra de Cordas e a OCB Acadêmica.

O Centro Cultural de Mogi das Cruzes, onde as trocas de ingressos serão feitas, fica na Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, 360, na área central. Já o Cemforpe, onde o espetáculo será apresentado, fica na rua Antenor Leite da Cunha, 55, na Vila Nova Mogilar.

Festival de Inverno

O Festival de Inverno Serra do Itapety 2018 vai acontecer entre os dias 30 de junho e 29 de julho. Ao longo desses 30 dias de programação, o público mogiano poderá prestigiar gratuitamente mais de 35 atrações, dos segmentos de música, artes cênicas, literatura e contação de histórias, com diversas apresentações voltadas ao público infantil.

As atrações acontecerão em 11 palcos, sendo seis espaços culturais da área central e cinco apresentações descentralizadas. Os palcos serão: Cemforpe, Theatro Vasques, Largo do Rosário,  Centro Cultural, Casarão do Carmo, Estúdio Municipal de Áudio e Música (EMAM), Praça José Ferreira de Nóbrega (Jundiapeba), Praça Francisco Urbano (Braz Cubas), Praça jesuíno Franco (Sabaúna), Praça Cipriano Branco da Silva (Taiaçupeba) e Parque da Cidade.

Além da Orquestra Sinfônica da cidade, outros grupos tradicionais da cidade constam na programação, como o Coral 1º de Setembro e os Canarinhos do Itapety. Também estão na agenda projetos que foram contemplados com recursos pelo Programa Municipal de Fomento à Arte e Cultura (PROFAC), como as peças “O Circo de Brinquedo do Palhaço Melancólico” e “Medeia(I) Material”, quatro atrações do Programa de Ação Cultural (ProAC) e muitas outras intervenções artísticas e culturais.

A programação completa do Festival de Inverno Serra do Itapety será divulgada nos próximos dias. Mais informações podem ser obtidas no telefone 4798-6900. (Lívia de Sá)