Operação Verão é lançada e prepara a cidade para mais um período de chuvas

Secretaria de Segurança

17 de novembro de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

O prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo, comandou na tarde desta sexta-feira (17/11) o lançamento da Operação Verão. A ação, que é realizada numa grande parceria entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes, a Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, tem por objetivo deixar a cidade preparada para atender prontamente quaisquer urgência e emergência decorrentes das chuvas.

“Quando o trabalho é feito em parceria, com comprometimento, seriedade e cada órgão faz a sua parte, certamente caminhamos para uma cidade com mais tranquilidade. Vamos trabalhar nesse período com monitoramento constante, vigilância 24 horas, companheirismo e prontidão, para podermos seguir cuidando da nossa cidade da forma como ela merece e como cada cidadão merece também”, destacou o prefeito.

A operação se estende oficialmente de 1º de dezembro a 31 de março de 2018, período este que normalmente concentra o maior volume de chuvas. A operação é regida pelo Sistema Municipal de Defesa Civil, conforme Lei Municipal 6.793, de 4 de julho de 2013 e decreto específico da Operação Verão. Participam dela funcionários de todas as Secretarias Municipais, mais as Polícias e Bombeiros. 

O secretário municipal de Segurança, Paulo Roberto Madureira Sales, falou sobre alguns diferenciais da operação deste ano. Um deles foi um treinamneto, pelo qual funcionários da Prefeitura passaram recentemente. Foi a capacitação “Operações Chuvas de Verão”, conduzida pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, nos dias 7 e 8 de novembro, na cidade de São Caetano.

Outro diferencial foi que neste ano, dentro de rol de ações preparatórias, a Prefeitura trabalhou fortemente no monitoramento de áreas de proteção ambiental (APP, APM e APA), no sentido de erradicar ocupações irregulares. Os trabalhos tiveram como foco os bairros Jardim Aeroporto II e III, Jardim Layr, Jardim Santos Dumont e Jundiapeba e continuam acontecendo. Só neste ano, foram mais de 800 demolições resultantes desse trabalho. 

Além disso, desde o mês de janeiro, as equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos vêm executando uma série de ações preventivas, ligadas à drenagem urbana. Só de limpeza de bocas e lobo e bocas de leão, por exemplo, foram quase mil unidades contempladas entre janeiro e outubro. Já em se tratando de desobstrução de galeriais de águas pluviais, o serviço foi executado numa extensão total de 2.300 metros.

Só em Jundiapeba, quase 600 bocas de lobo e bocas de leão passam por trabalhos de limpeza e desobstrução, durante um megamutirão de drenagem, que foi realizado no distrito no mês de setembro.

A roçada das margens de córregos, rios e ribeirões, trabalho este que também é importante no sentido de contenção das águas da chuva, foi feita em 124 mil metros quadrado entre janeiro e outubro. Neste momento, inclusive, as equipes estão realizando um esforço conjunto, com apoio das Administrações Regionais, para mais uma vez executarem a limpeza das margens de todos os principais cursos d´água que cortam Mogi das Cruzes.

Há de se citar também os serviços referentes à coleta de materiais inservíveis que, se não destinados adequadamente, podem comprometer e muito a operação do sistema de drenagem da cidade, contribuindo assim para a ocorrência de enchentes. A Operação Cata-Tranqueira, por exemplo, recolheu 313,5 toneladas de materiais dos mais diversos bairros da cidade entre janeiro e outubro.

Já os Ecopontos, que são locais de descarte voluntários de diversos tipos de materiais inservíveis, receberam, entre janeiro e setembro, 760 pneus, 2.173 litros de óleo, 762,54 toneladas de entulho, 43,35 toneladas de material reciclável, 22,85 toneladas de lixo eletrônico, 183 quilos de pilhas e bateriais e 752,89 toneladas de madeira. Os dados são referentes às unidades do Jardim Armênia e Parque Olímpico, de janeiro a setembro deste ano. 

Vale lembrar que a cidade possui seis áreas de risco de deslizamento, porém nenhuma com risco iminente e todas fortemente monitoradas, mais 12 áreas com risco de alagamento e seis com risco de enchentes.

O secretário de Segurança da cidade falou também que a previsão do Setor de Metereologia do Governo do Estado é de uma média menor de chuvas em novembro e dezembro, índices dentro da média em janeiro e fevereiro e menos chuva em março. 

O lançamento da Operação Verão contou com a participação de representantes de todos os órgãos envolvidos, como o capitão Denilson Ostroski, representando o Corpo de Bombeiros, o major Luiz Claudio Figueiredo, representando o comandante do 17º Batalhão da Polícia Militar, Ary Kamiyama e o delegado seccional, Marcos Batalha. Também estiveram presentes diversos secretários municipais e vereadores. 

O capitão Ostroski lembrou a todos que o Corpo de Bombeiros agora possui um novo sistema, pelo SMS 40199, por meio do qual o cidadão faz um cadastro com o seu CEP e passa a ser automaticamente informado sobre as condições climáticas da sua região, visando a preparação para qualquer situação de chuva intensa.

O telefone para acionar a Defesa Civil em caso de emergências é o 199. Já o telefone da Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp) é o 153. A população também pode ligar em caso de emergência para os telefones 190 e o 193. (Lívia de Sá)