Brincando nas Férias leva crianças e idosos para conhecerem propriedades rurais

Secretaria de Esportes e Lazer

20 de julho de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

Um grupo de crianças e de idosos conheceu, nesta quinta-feira (20/07), um pouco da produção rural de Mogi das Cruzes. A atividade fez parte do projeto Brincando nas Férias, realizado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes durante o mês de julho, e atendeu alunos do núcleo do Conjunto Jefferson do programa Mogi Ativa e das atividades desenvolvidas no Centro Esportivo do Jardim Camila.

A atividade começou com uma visita a uma propriedade, no bairro do Cocuera, onde é realizada a produção de hortaliças que atende a feirantes e renomados chefes de cozinha. Os participantes conheceram as etapas da produção, acompanhados pelo responsável pelo local, Luis Itsushi Yano. Na sequência, o grupo seguiu a outra propriedade, também no bairro do Cocuera, onde é feita a produção de orquídeas. Eles foram recebidos pelo produtor Marcelo Kenji Tajima, que também produz hortaliças.

Mogi das Cruzes produz, anualmente, 560 mil toneladas de hortaliças e integra o “Cinturão Verde de São Paulo”, abastecendo a Capital e diversas regiões do estado. A cidade também é destaque na produção de flores, sendo a maior produtora de orquídeas e hortênsias do Brasil. O setor agrícola mogiano também se destaca no cultivo de cogumelos (60% da produção nacional) e de frutas (31 mil toneladas/ano).

“Além das atividades esportivas e culturais realizadas nos Cempres, o projeto Brincando nas Férias também tem atividades que fogem à rotina dos participantes, em parceria com as secretarias. É o caso da visita aos produtores rurais, as atividades no Parque Municipal, entre outras”, afirmou o diretor da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e coordenador do projeto, Luiz Fernando Silva, lembrando que a atividade desta quinta-feira foi uma parceria com a Secretaria de Agricultura.

Ele destacou que as atividades do Brincando nas Férias continuam até o final do mês nos Cempres Professora Lourdes Lopes Romeiro Iannuzzi (Nova Jundiapeba), Doutora Ruth Cardoso (Jardim Layr), Professor José Limongi Sobrinho (Botujuru), Benedito Ferreira Lopes (Vila Lavínia), Vereador Ivan Nunes Siqueira (Porteira Preta) e Oswaldo Regino Ornellas (Jundiapeba). (confira as programações nos links abaixo)

Às segundas, quartas e sextas-feiras, são realizadas atividades esportivas, voltadas para crianças de 6 a 12 anos. As cinco unidades terão clínicas de futsal e de basquete, além de atividades recreativas, definidas de acordo com o perfil da comunidade. Já às terças, quintas, sábados e domingos, os Cempres recebem atividades culturais, como danças urbanas, brincadeiras de roda, capoeira, circo, free step e teatro infantil.

Nos finais de semana, as escolas também recebem a comunidade para atividades esportivas. Também são realizadas clínicas com as equipes que representam a cidade em diversas modalidades, como boxe, tênis, jiu-jitsu, badmington, taekwondô, judô, capoeira, damas, tênis de mesa, karatê, ginástica artística e ginástica rítmica.

Parques

O Parque da Cidade também tem uma programação especial de atividades, com a possibilidade de a população conhecer e realizar aulas de diversas modalidades, sem a necessidade de inscrição. As opções são ginástica rítmica, futsal, beach tennis, tênis, capoeira, boxe, aikidô, judô, tênis de mesa, karatê, taekwondô e jiu-jitsu. Mais informações podem ser obtidas junto à administração do parque, pelo telefone 4798-4087.

Ainda na programação de lazer para as crianças, os brinquedos do projeto Bairro Feliz estarão no dia 22 de julho no Parque Centenário e no dia 29 de julho no Parque da Cidade. As atrações serão das 10 às 14 horas.

Durante o mês de julho, o Parque Natural Municipal Chiquinho Veríssimo recebe visitas diárias, obedecendo o limite de 120 pessoas por dia, obedecendo o Plano de Manejo do parque. Monitores do curso de biologia da Universidade de Mogi das Cruzes orientarão os visitantes. Os interessados nas visitas monitoradas devem procurar a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, pelo telefone 4798-5959.

CEU das Artes

O Centro de Artes e Esporte Unificado (CEU) também está com uma ampla programação de oficinas ao longo do mês de julho, que é o período de férias escolares. São cerca de mil vagas disponíveis em mais de dez modalidades esportivas e artísticas, que podem ser desfrutadas por crianças com idade a partir de seis anos, adultos e também idosos.

As opções são: arte circense, danças urbanas, judô, ritmos, slackline, voleibol, ginástica, futsal, zumba, funcional, skate e teatro. Algumas oficinas são destinadas a crianças e têm número limitado de vagas, enquanto outras atendem pessoas de outras faixas etárias e não têm um limite imposto para o número de alunos.

Os interessados devem ir pessoalmente ao CEU, que fica na rua Aurora Ariza Meloni, 1175, ou então ligar antes para obter mais informações, pelo telefone 4725-4398. (Luiz Maritan)