Seminário sobre Pessoa com Deficiência encerrou capacitação ministrada pela Apae de São Paulo

Secretaria de Saúde

14 de novembro de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

O Projeto “Territórios e Redes – Prevenção à Violência contra Pessoas com Deficiência”, promovido pela APAE – Associação de Pais e Amigos dos Deficientes de São Paulo, realizou nesta, quarta-feira (14/11), o Seminário Municipal “Tomada de Decisão Apoiada, Capacidade Jurídica e Autonomia da Pessoa com Deficiência”. O evento encerrou o curso “Desconstruindo Concepções, Reconstruindo Responsabilidades”, realizado durante cinco semanas na Escola de Governo e Gestão da Prefeitura de Mogi das Cruzes, no bairro do Mogilar.

Mogi das Cruzes foi o primeiro de 12 municípios do Estado que recebeu a capacitação. O seminário de encerramento contou com a presença da advogada Stella Reicher, consultora jurídica da Apae de São Paulo; Lara Souto Santana, coordenadora de Desenvolvimento de Programas da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo; e Marinalva Cruz, secretária adjunta da Secretaria da Pessoa com Deficiência do Município de São Paulo. 

O evento foi aberto para o público em geral e reuniu pessoas que atuam em diversos segmentos públicos e demais equipamentos da rede local. "Esse Seminário veio contribuir para o trabalho que já desenvolvemos em nossa cidade, onde buscamos questões primordiais para elaborar o documento com novas propostas para novas políticas públicas na área", explicou o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Ricardo Pedroso. 

Já o Curso “Desconstruindo Concepções, Reconstruindo Responsabilidades” foi realizado com sucesso nas últimas quatro semanas, e contou com a participação de 71 pessoas entre servidores públicos, membros de Conselhos Municipais e trabalhadores de organizações sociais de Mogi das Cruzes.  O conteúdo das aulas proporcionou debates sobre deficiência, barreiras, direito e legislação, prevenção à violência, trabalho em rede e políticas públicas voltadas para pessoas com deficiência.

Ao longo do curso, foram abordados os seguintes temas: Deficiência - Somos diferentes: um convite para conhecer as diferenças; Legislações; Violação de direitos contra pessoas com deficiência; Prevenção à violência contra pessoas com deficiência e suas famílias; Trabalho em Rede – Enfrentamento e Prevenção; Fluxo de comunicação dos casos de violência; Introdução à política pública; e Termo de Compromisso para Garantia de Direitos das Pessoas com Deficiência.

O projeto foi realizado por meio de um convênio entre a Apae e o Centro Tecnológico e Inovação, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) e teve um apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Escola de Governo e Gestão, que cedeu o espaço público e da Secretaria Municipal da Assistência Social que contribuiu com a infraestrutura.

Segundo a Supervisora da Apae de São Paulo, Deisiana Campos Paes, a turma em Mogi  teve ótima participação. “Foi importante reunir no curso vários segmentos, rever as concepções sobre as pessoas com deficiência e compreender o papel de cada equipamento público nos casos de prevenção e de violência contra esta população”, finalizou.