Mostra Denerjânio Tavares de Lyra e Oficina Divineira estarão presentes na Festa do Divino

Secretaria de Cultura

25 de maio de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

Nesta quinta-feira (25/04), acontece a abertura oficial da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes 2017. E a Secretaria Municipal de Cultura, a exemplo de anos anteriores, participa da programação do evento, por meio de uma tenda no espaço do Pró-Hiper, que reúne a mostra Denerjânio Tavares de Lyra e também o projeto Oficina Divineira.

A Mostra Denerjânio Tavares de Lyra é a iniciativa mais antiga – neste ano, ela chega à edição de número 25. Já a Oficina Divineira existe desde 2009 e foi incorporada à primeira em 2013. Participam das duas ações um total de 50 profissionais, sendo 35 artesãos (Oficina Divineira) e 15 artistas plásticos (Mostra Denerjânio Tavares de Lyra). As obras que integram as mostras fazem alusão ao Divino Espírito Santo e poderão não só ser contempladas, como também adquiridas.

Além de celebrar a devoração ao Espírito Santo, algo que faz parte do patrimônio cultural de Mogi das Cruzes, as duas mostras resultam da política de incentivo à produção cultural local e à economia criativa. A Oficina Divineira, por exemplo, deriva do Programa de Educação Patrimonial e tem por objetivo proporcionar o conhecimento, o acesso à informação e bens, para que a sociedade possa reconhecer a importância de sua cultura e de preservar elementos do passado. A Mostra Denerjânio segue a mesma linha, contribuindo para o desenvolvimento sustentável das produções mogianas.

Participam das duas mostras os artistas Adelaide L. Swettler, Alvaro Queiroz, Alexandra Amaral, Ana Carolina Coelho, AnaMarB, Andrea Nunes, Angela Peral, Aurélio Augusto, Celia Boratto, Danusa Alvino, Diva Vieira, Elisete Ortiz, Fátima Mota, Flávia Desinano, Guida Menezes, Iza Leão, Jorge Solyano, Kayky Kenui, Leila Garcia, Lenir Assis, Lia Franco, Luiza Kraus, Magda Dotti, Mara Leão, Mari Faria, Maria Sabrinkas, Maria Teresa Fusco, Maria do Carmo Socca, Maria de Fátima Costa, Maria de Fátima Oliveira, Maria Ferreira Neto, Mariah Soares Machado, Meliana Domingos, Nancy Fernanda Vaz, Natália T. Specian, Paulo Rocha, Olga Nóbrega, Regina Dionísio, Regina Kato, Rita dos Santos, Rosa Celia da Silva, Rubens de Oliveira, Sandra Lopes, Sonia Pimenta, Sueli Guazzeli e Yukie Nisiyama. Também estarão presentes nas mostras os músicos Fernando Mattos de Souza e Fernanda Thomaz de Souza.

A quermesse funcionará de 25 de maio a 04 de junho, com abertura às 18 horas nos dias de semana e às 14 horas aos sábados e domingos. (Lívia de Sá)