Bunkyo homenageia vice-prefeito, secretário e vereadores nikkeis de Mogi em São Paulo

Gabinete

24 de março de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social (Bunkyo) homenageia nesta sexta-feira (24/03), às 19h30, o vice-prefeito de Mogi das Cruzes, Juliano Abe (PSD), o secretário municipal de Desenvolvimento, Sadao Sakai, e os vereadores Claudio Miyake e Pedro Komura, no salão nobre da entidade, no bairro da Liberdade, em São Paulo.

Os quatro mogianos integram o seleto grupo de 135 políticos nikkeis (descendentes de japoneses) vitoriosos nas eleições municipais de 2016 em todo o Estado. Segundo levantamento do Bunkyo, 108 dos 645 municípios paulistas possuem descendentes de japoneses eleitos para o Poder Executivo ou Legislativo. Ao todo, são 13 prefeitos, 22 vice-prefeitos e 100 vereadores.

A iniciativa das organizações nipo-brasileiras objetiva valorizar a participação dos nipo-descendentes na política, como forma de contribuir para elevar a qualidade de vida no Brasil que acolheu seus ancestrais.

"É uma honra ser agraciado com o reconhecimento das entidades nipo-brasileiras que tantas ações desenvolvem em prol da comunidade. Temos o dever de trabalhar mais e sempre melhor também para fazer justiça à história da imigração japonesa em nosso país", afirmou Juliano, que é filho do ex-prefeito Junji Abe, foi vereador de 2013 a 2016 e cultiva estreita relação com a Província de Oita, onde nasceram seus avós e bisavós.            

Além do Bunkyo, são co-promotores do evento Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo), Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil (Kenren), Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil, Aliança Cultural Brasil-Japão, Assistência Social Dom José Gaspar "Ikoi-no-Sono", Sociedade Beneficente Casa da Esperança "Kibo-no-Iê", Associação Pró-Excepcionais "Kodomo-no-Sono", Associação Harmonia de Educação e Cultura, Centro de Chado Urassenke do Brasil, Associação de Ikebana do Brasil, Nippon Country Club, Federação dos Clubes Nipo-Brasileiros de Anciãos do Brasil (Jukuren), Cotia Seinem Renraku Kyoguikai, Sociedade Brasileira e Japonesa de Beneficência Santa Cruz (Hospital Santa Cruz), Centro de Informação e Apoio ao Trabalhador no Exterior (Ciate), Associação Cultural e Assistencial da Liberdade (Acal), União Cultural e Esportiva São Paulo Norte, Associação Cultural e Esportiva Piratininga, Associação Brasileira dos Ex-Bolsistas Gaimusho Kenshusei, Associação dos Bolsistas da Jica (AbJica), Instituto Brasil-Japão de Integração Cultural e Social, Centro Brasileiro de Língua Japonesa, Associação Brasileira de Imigrantes Japoneses, Federação das Escolas Budistas do Brasil, Associação Beneficente Feminina Esperança, Associação Brasil-Japão de Pesquisadores (SBPN), Cooperativa Central Agrícola e de Colonização do Brasil (Notakyo), Associação Furusato Soosei do Brasil, Associação Nikkey de Golfe do Brasil (ANGB), Câmara Júnior Brasil-Japão (JCI), Associação Brasileira de Ex-Bolsistas no Japão (Asebex), União das Entidades Nipo-Brasileiras de Santo André e Federação de Sakura e Ipê do Brasil. 

A Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social (Bunkyo) fica na rua São Joaquim, 381, Liberdade, São Paulo. Informações:  (11) 3208-1755 ou email: atendimento@bunkyo.org.br