Prefeitura abre Sipat 2018 na próxima segunda-feira (19/11); tema será "Bem-estar/ Estar bem"

Secretaria de Gestão Pública

14 de novembro de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Prefeitura de Mogi das Cruzes inicia na segunda-feira (19/11) a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) 2018, com o tema "Bem-estar/ Estar bem". Como nos anos anteriores, a ênfase será a qualidade de vida e bem-estar dos colaboradores. A abertura será às 8h30, no auditório da Prefeitura. Na sequência, às 9h, a palestra “Dores musculares e articulares sob a ótica das 5 leis biológicas”, com a fisioterapeuta Roberta Fioravante. E às 10h, a palestra “A base de tudo” será ministrada pela empresa Ergonomos. A programação segue até o dia 23.

Treinamentos de segurança são feitos periodicamente ao longo do ano. Durante a Sipat, especificamente, o foco será o bem-estar dos servidores, estimulando-os a participar mais ativamente do dia a dia da Prefeitura de uma forma positiva

Organizada anualmente pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), a Sipat tem como objetivo debater os assuntos ligados à segurança e à qualidade de vida no trabalho, por meio de ações de conscientização.

 

Cipa

A Cipa da Prefeitura é formada por 26 membros, sendo 13 eleitos e 13 indicados pela Administração Municipal. A comissão, instituída pela Lei Municipal nº 6.270, de 16 de junho de 2009, tem como atribuições identificar os riscos do processo de trabalho; elaborar plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho; participar da implementação e do controle da qualidade das medidas de prevenção necessárias, bem como da avaliação das prioridades de ação nos locais de trabalho e realizar, periodicamente, verificações no ambiente e condições de trabalho, entre outras.

Entre outras iniciativas, a Cipa faz trabalhos de conscientização, como palestras e ações práticas sobre o uso do equipamento de proteção individual (EPI), bem como orientação para as secretarias quanto à segurança e proteção no trabalho. (Julio Nogueira)

 

Programação:

19/11, no Auditório da Prefeitura

8h30 - Abertura

9h - Palestra “Dores musculares e articulares sob a ótica das 5 leis biológicas”, fisioterapeuta Roberta Fioravante.

10h - Palestra “A base de tudo”, empresa Ergonomos.

 

19/11, na Guarda Municipal

13h - “Bem-estar”, psicólogo José Roberto Tadeu Maiolo

14h - “A base de tudo”, empresa Ergonomos

 

20/11, Prédio II

9h - “Como melhorar o seu dia no trabalho”, coach José Faria Júnior

10h - “IST Aids”, enfermeira Rosana Meissner

10h40 - “Câncer de próstata – Novembro Azul”, dr. Carlos Eduardo de G. Martins

 

21/11, Secretaria de Saúde

9h - “Como melhorar o seu dia no trabalho”, coach José Faria Júnior

10h - “A base de tudo”, empresa Ergonomos

 

22/11, Secretaria de Educação

8h30 – Ginástica Laboral

9h - “Bem-estar”, biomédica Paula Mateus Santos

10h – Gincana

 

23/11, Secretaria de Serviços Urbanos

8h - “Bem-estar”, psicólogo José Roberto Tadeu Maiolo

9h - “IST Aids”, enfermeira Rosana Meissner

10h - “A base de tudo”, empresa Ergonomos