Saúde apresenta Campanha de Vacinação contra a Gripe na Câmara

Secretaria de Saúde

25 de abril de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

O secretário municipal de Saúde, Téo Cusatis, esteve na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes nesta tarde de quarta-feira (25/04) para o lançamento oficial da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, iniciada na última segunda-feira (23/4). Ao lado da chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Lilian Peres Mendes, o secretário prestou informações detalhadas sobre a imunização, atendendo a uma solicitação do vereador Francisco Bezerra, presidente da Comissão Municipal de Saúde.

“No ano passado tivemos uma baixa adesão dos mogianos à Campanha de Vacinação contra a Gripe, por isso a necessidade de ampliarmos a divulgação o máximo possível neste ano”, explicou Cusatis. Em 2017, vários grupos prioritários, como as crianças, deixaram de atingir a meta de imunização de 90% preconizada pelo Ministério da Saúde.

As explanações do secretário foram acompanhadas de uma apresentação detalhada das ações programadas para o município em torno da campanha. Atualmente, por exemplo, uma das prioridades é o cadastramento dos acamados para aplicação da vacina em domicílio. O cadastramento deve ser feito junto pelo telefone 4798-6768 até o dia 11 de maio.

Como nos anos anteriores, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe será realizada por etapas. A partir desta segunda-feira (23/4), estão sendo vacinados trabalhadores de saúde, indígenas e idosos (pessoas com 60 anos e mais). A partir de 2 de maio, serão contempladas crianças de 6 meses a 4 anos e 11 meses (obrigatória a apresentação da caderneta de vacinação), gestantes (levar cartão de pré-natal) e mulheres com até 45 dias após o parto (com certidão de nascimento da criança).

No dia 9 de maio começa a imunização para pessoas com comorbidades e doenças crônicas, conforme lista do Ministério da Saúde e receita médica com o diagnóstico e para professores das escolas públicas e privadas (com crachá de identificação ou demonstrativo de pagamento). “Entendemos que outros grupos deveriam ser contemplados, como jornalistas, policiais, motoristas e cobradores de ônibus, mas esta decisão cabe ao Ministério da Saúde, explicou o secretário, que fará um ofício solicitando as inclusões pelo Governo Federal.

De segunda a sexta-feira, a vacina estará disponível em todos os postos de saúde e unidades do Programa Saúde da Família, das 8 às 16 horas. Neste ano, o Dia D será realizado no sábado, dia 12 de maio.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que a vacinação seja feita no outono, devendo ser repetida a cada ano, pois o vírus se modifica constantemente. Para prevenir a gripe, outras recomendações são: lavar as mãos com água e sabão ou desinfetá-las com álcool, principalmente antes das refeições; jogar fora os lenços descartáveis usados para cobrir boca e nariz, ao tossir ou espirrar; evitar aglomerações e contato com pessoas doentes; não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em objetos de uso coletivo; não compartilhar copos ou talheres; procurar assistência médica se surgirem sintomas; evitar a automedicação.