Saúde discute aperfeiçoamento do fluxo de atendimento às vítimas de violência sexual

Secretaria de Saúde

18 de agosto de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

O secretário municipal de Saúde, Téo Cusatis, realizou, nesta manhã de sexta-feira (18/08), uma reunião com membros do Comitê Municipal de Prevenção e Combate às Violências Domésticas para o aperfeiçoamento do fluxo de atendimento às vítimas de violência sexual. Até o ano passado, as vítimas eram encaminhadas ao Hospital Pérola Byington, em São Paulo, mas agora o atendimento é realizado no próprio município.

Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde elaborou um Protocolo de Assistência às Vítimas de Violência/Abuso Sexual, pelas equipes técnicas dos Departamentos de Rede Básica e de Vigilância em Saúde, que serve como instrumento para o profissional de saúde detectar sinais e sintomas da agressão e realizar as formas corretas de abordagem, acolhimento e fluxo de atendimento.

“Estamos em constante aprimoramento do atendimento nesta área, que exige cuidados e técnicas especiais por parte dos profissionais. Nosso objetivo é orientar e capacitar toda a equipe para proporcionar um atendimento humanizado e integral às pessoas em situação de violência sexual”, explicou o secretário.

Durante o encontro, o Comitê apresentou uma série histórica de violências domésticas registradas em Mogi das Cruzes, tendo como vítimas diversos segmentos como crianças e adolescentes, mulheres e homens em todas as faixas etárias, pessoas com deficiência, idosos e população LGBT. Entre os anos de 2012 e 2016, o número de casos de violência interpessoal caiu de 2.135 para 1.404 e de violência sexual, de 127 para 93.

Neste ano, entre os meses de janeiro e junho, foram registradas 597 notificações de violência interpessoal. Deste total, 69 foram casos de violência sexual, dos quais 38 tiveram menores de 12 anos como vítimas; 22 jovens e adolescentes de 13 a 18 anos; e 9 maiores de 19 anos. “É um dado que chama a atenção e indica a necessidade de aprimorarmos ainda mais o atendimento às crianças”, explicou o secretário.

O Comitê Municipal de Prevenção e Combate às Violências Domésticas reúne representantes de vários setores da Prefeitura de Mogi das Cruzes e também instituições como Conselho Municipal do Idoso, Delegacias, OAB de Mogi das Cruzes, entre outras.