Guarda Municipal prende pichadores no distrito de Cezar de Souza

Secretaria de Segurança

26 de junho de 2019
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Guarda Municipal de Mogi das Cruzes prendeu, na noite desta terça-feira (25/06), dois homens acusados de pichação do muro da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Semae na avenida João XXIII, no Socorro. Os dois foram detidos na frente da casa de um deles, em Cezar de Souza, e encaminhados ao 1º Distrito Policial.

A Guarda Municipal recebeu a denúncia sobre a pichação por meio da Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp), que passou a acompanhar a movimentação dos dois homens, de 24 e 25 anos, por meio das câmeras de monitoramento. Os dois foram abordados em frente à casa de um deles, na rua Maria Lunardi Gaggioli. Com eles, foi encontrado um tubo de tinta spray preta.

Além das providências legais junto à polícia, a legislação municipal prevê multa para quem for flagrado pichando. O valor é de 50 Unidades Fiscais do Município (UFM), o equivalente a R$ 8.703,50. Caso a autuação não seja paga, ela será inscrita na dívida ativa do município e a cobrança será feita por meio da Justiça que pode, inclusive, determinar o leilão de bens dos infratores para quitação da multa.

A Prefeitura vem investindo no fortalecimento da Guarda Municipal. Entre as ações desenvolvidas está a entrega de 27 novas viaturas, entre automóveis e motocicletas. A corporação também recebeu, no mês de março, 40 novos guardas municipais. Outros 40 agentes estão em fase de contratação.

A Guarda Municipal ganhou ainda grupos específicos de atuação. Este trabalho foi iniciado em 2017, com a criação das Rondas Escolares, que atuam nas regiões das escolas municipais. Ainda com relação às unidades de ensino, foi criado neste ano o programa Anjos da Já no ano passado, foram criadas a Patrulha Maria da Penha, que combate a violência contra a mulher, e a Patrulha Rural, voltada às estradas vicinais e regiões mais afastadas, além do reforço no trabalho das Rondas Ostensivas com Motocicletas (Romo).

Neste ano, também foi criado o programa Anjos da Guarda, que atende alunos de escolas municipais, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. São trabalhados temas como a prevenção às drogas, o comportamento seguro para as crianças, bullying, entre outros.

Foram criadas ainda três novas bases, no Terminal Central e nos Parques Centenário e da Cidade. Uma nova base será construída na praça Oswaldo Cruz, que terá uma central de monitoramento para as câmeras da região central, enquanto em Jundiapeba será construído o Polo Municipal de Segurança, com uma base da Guarda Municipal, agilizando o atendimento para Jundiapeba e Braz Cubas.

Outra ação importante é a ampliação do monitoramento por câmeras na cidade. Desde 2017, 17 novas câmeras já foram incorporadas à Ciemp, sendo 10 câmeras no Distrito Industrial do Taboão, (parceria com a Agestab), no Parque Centenário, Sabaúna, Braz Cubas, Jundiapeba, Vila Industrial, passarela da rua Padre João (Centro) e Praça da Liberdade (Jundiapeba). (Luiz Maritan)