Grupos prioritários devem ser vacinados contra a gripe em qualquer unidade de saúde

Secretaria de Saúde

20 de junho de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

Mogi das Cruzes registrou quatro novos casos de H1N1. Entre as pacientes estão duas gestantes, um homem de 52 anos, portador de hipertensão, e uma mulher de 62 anos, todos internados em hospital particular. Com essas notificações, subiu para 11 o número de casos confirmadas de Influenza na cidade neste ano. A vacinação contra a gripe continua disponível para grupos de risco em todas as unidades de saúde e unidades do Programa Saúde da Família de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h30.

Dos 11 casos confirmados em Mogi das Cruzes, dois pacientes vieram a óbito. O primeiro foi um homem de 57 anos, portador de doença crônica, e, nesta segunda-feira (18/6), a Secretaria Municipal de Saúde recebeu a confirmação da morte de uma mulher de 62 anos, que residia na cidade, mas faleceu na Capital.  

Idosos acima de 60 anos, indígenas e trabalhadores da área da Saúde, crianças menores de 5 anos, gestantes, mulheres no pós-parto, professores e  portadores de doenças crônicas continuam tendo prioridade e devem procurar as unidades de saúde o quanto antes. Oficialmente, a campanha termina nesta sexta-feira (22/06), mas a dose continuará disponível enquanto houver estoques.

“Apesar do prazo, é fundamental que os grupos contemplados sejam imunizados o quanto antes, final, os casos estão avançando e a prevenção é sempre a melhor alternativa”, explica o secretário municipal de Saúde, Téo Cusatis.

Até o momento, foram vacinadas 79.262 pessoas em Mogi das Cruzes, o que representa 71,93% dos grupos prioritários, e a meta estipulada pelo Ministério da Saúde é que 90% receba a dose. Até o momento, dois grupos atingiram a meta: os idosos (90,04%) e os professores (90,09%). Os demais são: trabalhadores da saúde (75,12%), puérperas (69,48%), crianças (43%), portadores de doenças crônicas (59,16%) e gestantes (54,23%).