Condemat assina convênio com a AACD para 350 vagas a partir de 1º de novembro

Secretaria de Saúde

15 de outubro de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

O prefeito Marcus Melo e a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes, Karin Melo, participaram, nesta segunda-feira (15/10), da cerimônia de assinatura do contrato entre a AACD – Associação de Assistência à Criança com Deficiência e o Condemat – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê para atendimento de pacientes da região. Serão disponibilizadas 350 vagas na unidade de Mogi das Cruzes a partir do dia 1º de novembro.

Essa é a primeira vez que a AACD firma uma parceria com essas características no Brasil e é uma iniciativa pioneira também entre consórcios. O contrato assinado pelo Condemat prevê o atendimento de pacientes das cidades de Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano.

“A AACD de Mogi das Cruzes é resultado de um amplo trabalho da Administração Municipal em acessibilidade, com melhorias diversas como a frota 100% de ônibus 100% adaptada, novos equipamentos, como o Centro de Paradesporto, e parcerias e serviços voltados para melhorar a vida das pessoas. Hoje quero parabenizar os prefeitos que tiveram a mente aberta para firmar esse convênio e ampliar esse importante atendimento para pacientes da nossa região”, afirmou o prefeito.

O investimento mensal do Condemat para esse contrato com a AACD será de R$ 190 mil, sendo que esse custo será rateado entre os municípios de acordo com o número de vagas disponibilizadas para cada um. “Essa parceria é histórica para o Alto Tietê porque possibilitará um grande avanço na qualidade da assistência em saúde oferecida para a população”, afirmou o prefeito de Suzano e presidente do Condemat, Rodrigo Ashiushi.

A unidade mogiana da AACD foi inaugurada em 2011 e realiza uma média de 1,3 mil atendimentos por mês, tais como sessões de Fisioterapia Solo, Fisioterapia Aquática, Terapia Ocupacional, Psicologia, Fonoaudiologia, Pedagogia, Serviço Social e Enfermagem. “Parabéns pela iniciativa. Atender toda a Região do Alto Tietê sempre foi o desejo da AACD”, afirmou o superintendente da entidade, Valdesir Galvan.

A unidade foi construída com recursos da edição 2010 do Teleton (maratona televisiva de arrecadação), que escolheu Mogi das Cruzes graças a uma série de investimentos feitos pela Administração Municipal na inclusão de deficientes, como frota de ônibus 100% adaptada para o transporte de cadeirantes; referência regional da Santa Casa de Misericórdia para a realização de cirurgias ortopédicas e o engajamento da Prefeitura em todo o processo, incluindo a doação da área de 5 mil metros quadrados (m2).

Após a assinatura do contrato, os prefeitos visitaram as instalações da AACD, enquanto as presidentes de Fundo Sociais, que integram o Condemat, aproveitaram para entregar brinquedos para as crianças que realizam tratamento na unidade, em comemoração ao Dia das Crianças.