Abertas as inscrições para a última visita monitorada do ano ao Parque Municipal

Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal

11 de dezembro de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

Estão abertas as inscrições para a última visita monitorada deste ano ao Parque Natural Municipal Chiquinho Veríssimo, que acontecerá neste sábado, dia 15, das 9h às 12h. O passeio é gratuito e os interessados podem fazer suas inscrições na Secretaria do Verde e Meio Ambiente, pelo telefone 4798-5959, e confirmar a presença. É necessário apresentar o comprovante da vacinação contra febre amarela no dia da visita.

Esta será a primeira visita ao espaço após o reconhecimento da Área de Proteção Ambientel (APA) Serra do Itapeti, que ocorreu no dia 30 de novembro, por meio de um decreto assinado pelo governador Márcio França. Com a novidade, todos os 5,1 mil hectares da Serra do Itapeti passam a ser uma área de proteção, o que significará, na prática, aumento na fiscalização e o repasse do chamado ICMS ecológico, que beneficiará a cidade.

A visita monitorada começa como uma palestra, na qual os participantes aprendem um pouco sobre a história do parque e da Serra do Itapeti – onde a reserva está localizada, em seu topo. E seguida, acontece a trilha, considerada de média complexidade e com cerca de 1,5 quilômetro de extensão. Acompanhadas de um guia, as pessoas podem observar espécies como microorquídeas, ver saguis e admirar a vista do alto do parque, de onde é possível ver Mogi das Cruzes.

O passeio conta com monitores e inclui trilhas na reserva mogiana. Com limite de 120 pessoas por dia, as visitas são gratuitas e proporcionam às pessoas a oportunidade de conhecer um local onde existem cerca de 300 espécies de aves identificadas, além de 40 tipos de mamíferos. No dia da visita, a recomendação é para que os participantes venham com calça, camisa e tênis confortáveis, além de levarem repelentes, lanche e água. (Marco Aurélio Sobreiro)