Profissionais da Central de Urgências e Emergências levarão experiência de Mogi para o Rio

Secretaria de Saúde

21 de abril de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Central de Urgências, Remoções e Emergências (Cure 192) está ganhando novo destaque como referência nacional na qualidade do atendimento e dos serviços prestados.

O convênio de estágio para alunos do curso de pós-graduação de Enfermagem em Urgência e Emergência da Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein, existente desde 2013, está sendo expandido para pós-graduandos do Rio de Janeiro. 

No dia 12 de maio, a coordenadora da Cure 192, Marly Inês Reis Monteiro, e a coordenadora de Enfermagem do Samu, Mirian Tereza Miletti, irão ao Rio de Janeiro, a convite da Faculdade Israelita Albert Einstein, para ministrar uma aula inaugural e promover a integração da equipe. Na semana seguinte, os alunos estarão em Mogi das Cruzes, em grupos de três, para acompanhar as atividades práticas.

Durante o estágio, os estudantes recebem informações diversas sobre o serviço mogiano, desde o atendimento prestado até a estrutura administrativa, que é uma referência inclusive para outros gestores de saúde. A integração dos chamados efetuados para o Samu, Setor de Ambulância da Prefeitura Municipal e Corpo de Bombeiros num só telefone - 192 - é o que mais tem chamado a atenção dos visitantes.

“Nossa estrutura inovadora no Brasil tem servido de modelo para outras cidades interessadas em implantar o serviço por meio de parcerias e também para estudantes da área de urgência e emergência, em busca de informações sobre recursos e técnicas utilizadas. Essa nova parceria com Albert Einstein é motivo de orgulho e resultado de muita dedicação de toda equipe”, afirma o secretário municipal de Saúde, Téo Cusatis.

A implantação da Cure 192 mudou o conceito de atendimento móvel existente na cidade, garantindo mais segurança aos mogianos em momentos críticos, como acidentes ou mal súbito.

Implantada no final de 2011, a unidade realizou 394.760 atendimentos em cinco anos, dos quais 164.169 foram urgências e emergências, garantindo socorro qualificado às vítimas em situações como acidentes, quedas e mal súbito.