Mais de 4,8 mil alunos da rede municipal de Mogi das Cruzes farão avaliação sobre leitura

Secretaria de Educação

27 de março de 2024
Cada escola com turmas de 2º ano fará sua programação para a aplicação da avaliação. (Divulgação/PMMC)

Até o dia 5 de abril, mais de 4,8 mil alunos do 2º ano do ensino fundamental da rede municipal de Mogi das Cruzes farão a Avaliação da Fluência Leitora. Nas escolas, será avaliada a fluência leitor dos estudantes com o objetivo de acompanhar e contribuir com o desenvolvimento de ações para aprimorar a aprendizagem. A ação faz parte da parceria da Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes por meio do regime de colaboração entre municípios, Estados e Federação pelo Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. 

A aplicação começou na última terça-feira (19/03) e cada escola fará sua programação. Pelo aplicativo CAED/ UFJF (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora), criado em parceria pelos governos estadual e federal, os estudantes realizam a leitura de palavras e textos, acompanhados por um professor aplicador. O material é gravado e registrado em um sistema. Os dados serão analisados e a cidade receberá um panorama de como está a fluência leitora dos estudantes. 

O objetivo é verificar a capacidade de leitura do estudante voltada à sua etapa escolar. A partir dos resultados, será possível acompanhar as aprendizagens dos estudantes em seu processo de alfabetização e atuar com formações gerais ou pontuais, entre outras ações que possam apoiar o sucesso das aprendizagens. Ao final do ano, uma nova avaliação deverá ser feita para acompanhar o desenvolvimento dos estudantes.

A Avaliação da Fluência Leitora faz parte do ciclo de Avaliações, organizado pelo Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação, que começa com a sondagem inicial. Em abril, de 1º a 30, será realizada a 1ª Edição da E-Aprendi. As avaliações são importantes para o desenvolvimento das políticas públicas da Pasta para a qualificação das aprendizagens dos estudantes e também auxilia as escolas com elementos para a análise e replanejamento de propostas pedagógicas a favor da aprendizagem.