Jornada Esportiva de Saúde Mental acontece nesta sexta-feira (25) em Mogi das Cruzes

Secretaria de Saúde

25 de maio de 2018
Equipe do Cecco participou, nesta semana, do primeiro torneio da Copa da Inclusão 2018, em São Paulo (foto: Divulgação/PMMC)

Mogi das Cruzes sedia nesta sexta-feira (25/05), a partir das 8h30, a 9ª Jornada Esportiva de Saúde Mental do Alto Tietê, no Centro Esportivo da Universidade de Mogi das Cruzes, que fica na rua Delphino Alves Gregório, 767, no bairro do Mogilar.

O torneio é um encontro esportivo que reúne pacientes e atletas para celebrar o mês da Luta Antimanicomial. Estão sendo esperados cerca de 250 atletas de todos os municípios do Alto Tietê, que disputarão o torneio em diversas modalidades. “Sediar um evento de tamanha importância como a Jornada Esportiva de Saúde Mental é motivo de muito orgulho para a nossa cidade. Afinal, as práticas esportivas são uma excelente forma de inclusão”, afirma o secretário municipal de Saúde, Téo Cusatis.

Em Mogi das Cruzes, a inclusão por meio do esporte é uma prática comum e de sucesso. Nesta semana, por exemplo, o Cecco – Centro de Convivência e Cooperativa de Mogi das Cruzes iniciou a participação na XVII Copa da Inclusão 2018, no Sesc Interlagos, em São Paulo. O evento é um encontro esportivo, cultural e terapêutico criado dentro do contexto da reforma psiquiátrica, que propõem o desenvolvimento de novas práticas para o atendimento em saúde mental.

A Copa da Inclusão acontecerá toda última quarta-feira do mês até outubro, com a participação de instituições dos municípios de São Paulo, Sorocaba, Suzano, Carapicuíba, São Bernardo, Itapetininga, Diadema, Ferraz de Vasconcelos, Barueri, Santo André, Mauá, Guarulhos e Mogi das Cruzes.

Cecco

O Cecco foi criado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes em 2010 para complementar a rede de atenção em saúde mental implantada em 2009, com a municipalização do Ambulatório de Saúde Mental - até então mantido pelo Governo do Estado - e a inauguração do Caps - Centro de Atenção Psicossocial. Em breve, a rede será complementada com a implantação do Caps AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) e da Unidade de Acolhimento Adulto (UAA).

O Cecco é um espaço aberto à população criado para promover a saúde e a autonomia das pessoas por meio de atividades físicas, artes e artesanato. Recebe pacientes psiquiátricos leves e em fase de recuperação e também membros da comunidade em geral.