Jornada Esportiva de Saúde Mental acontece nesta sexta-feira (25) em Mogi das Cruzes

Secretaria de Saúde

25 de maio de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

Mogi das Cruzes sedia nesta sexta-feira (25/05), a partir das 8h30, a 9ª Jornada Esportiva de Saúde Mental do Alto Tietê, no Centro Esportivo da Universidade de Mogi das Cruzes, que fica na rua Delphino Alves Gregório, 767, no bairro do Mogilar.

O torneio é um encontro esportivo que reúne pacientes e atletas para celebrar o mês da Luta Antimanicomial. Estão sendo esperados cerca de 250 atletas de todos os municípios do Alto Tietê, que disputarão o torneio em diversas modalidades. “Sediar um evento de tamanha importância como a Jornada Esportiva de Saúde Mental é motivo de muito orgulho para a nossa cidade. Afinal, as práticas esportivas são uma excelente forma de inclusão”, afirma o secretário municipal de Saúde, Téo Cusatis.

Em Mogi das Cruzes, a inclusão por meio do esporte é uma prática comum e de sucesso. Nesta semana, por exemplo, o Cecco – Centro de Convivência e Cooperativa de Mogi das Cruzes iniciou a participação na XVII Copa da Inclusão 2018, no Sesc Interlagos, em São Paulo. O evento é um encontro esportivo, cultural e terapêutico criado dentro do contexto da reforma psiquiátrica, que propõem o desenvolvimento de novas práticas para o atendimento em saúde mental.

A Copa da Inclusão acontecerá toda última quarta-feira do mês até outubro, com a participação de instituições dos municípios de São Paulo, Sorocaba, Suzano, Carapicuíba, São Bernardo, Itapetininga, Diadema, Ferraz de Vasconcelos, Barueri, Santo André, Mauá, Guarulhos e Mogi das Cruzes.

Cecco

O Cecco foi criado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes em 2010 para complementar a rede de atenção em saúde mental implantada em 2009, com a municipalização do Ambulatório de Saúde Mental - até então mantido pelo Governo do Estado - e a inauguração do Caps - Centro de Atenção Psicossocial. Em breve, a rede será complementada com a implantação do Caps AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) e da Unidade de Acolhimento Adulto (UAA).

O Cecco é um espaço aberto à população criado para promover a saúde e a autonomia das pessoas por meio de atividades físicas, artes e artesanato. Recebe pacientes psiquiátricos leves e em fase de recuperação e também membros da comunidade em geral.