Campanha de Vacinação contra a Gripe precisa aumentar a cobertura entre grupos prioritários

Secretaria de Saúde

25 de maio de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Campanha de Vacinação da Gripe termina nesta sexta-feira (26/05) e Mogi das Cruzes ainda precisa vacinar mais de 20 mil pessoas dos principais grupos prioritários indicados pelo Ministério da Saúde para cumprir a meta de 90%. Mais vulneráveis às doenças contagiosas, as crianças estão com o menor índice de cobertura - 46% - até o momento.

Do início da vacinação até quarta-feira, dia 24 de maio, Mogi das Cruzes imunizou 73.206 pessoas, o que corresponde a 68,95%. Neste total, estão 4.334 crianças de 6 meses a menores de dois anos (46,55%); 7.810 crianças de 2 anos a menores de cinco anos (46,88%); 2.351 gestantes (50,50%), 535 puérperas (69,93%), 8.138 trabalhadores da saúde (91,22%), 33.645 idosos (82,65%) e 12.802 doentes crônicos (50,88%). Foram vacinados, ainda, 39 indígenas e 2.333 professores, além da população carcerária e funcionários do sistema prisional.

Os índices de cobertura continuam abaixo do esperado. De um total de 23.373 crianças de seis meses a cinco anos incompletos que precisam ser imunizadas, o que equivale a 90% do público estimado para o município nessa faixa etária, apenas 12.144 já receberam a vacina e as outras 11.229 ainda precisam ser imunizadas.

Com baixos índices de proteção, também entre os idosos e portadores de doenças crônicas, aumenta o risco de casos mais graves e complicações da gripe. No primeiro quadrimestre deste ano, foram registrados cinco casos de Influenza (Síndrome Respiratória Aguda Grave) que exigiram a internação dos pacientes. No mesmo período de 2016, foram 37 casos, dos quais 11 óbitos.

“Quem faz parte dos grupos contemplados e ainda não foi imunizado deve procurar uma unidade de saúde e garantir a imunização. Apesar da redução no número de casos, o período de maior risco de transmissão é o inverno, por isso precisamos manter a prevenção”, explica a chefe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Lilian Peres Mendes. A dose disponibilizada neste ano garante proteção para os tipos mais graves da Influenza, que são os tipos B, A H1N1 e A H3N2.

A gripe é uma doença infecciosa, viral, contagiosa, e muitas vezes epidêmica, caracterizada por estado de abatimento geral e a presença de sintomas variados como febre, congestionamento nasal, dores de cabeça e de garganta. É transmitida principalmente por gotículas de saliva expelidas quando a pessoa contaminada tosse, espirra ou assoa o nariz.

Além da vacina, outras orientações para prevenir a gripe são: lavar frequentemente as mãos com água e sabão ou desinfetá-las com produtos à base de álcool; jogar fora os lenços descartáveis usados para cobrir a boca e o nariz, ao tossir ou espirrar; evitar aglomerações e contato com pessoas doentes; não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em objetos de uso coletivo; não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal. Ficando doente, é importante procurar assistência médica e evitar a automedicação.

Grupos prioritários

Além dos grupos contemplados pelo Ministério da Saúde, a imunização está disponível também para Policiais Civil e Militar, Bombeiros, funcionários do Poupatempo, funcionários dos Correios, funcionários da Defesa Civil e funcionários do Poder Judiciário.