Programa Desenvolve Mogi busca melhores oportunidades de trabalho e maior renda

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação

25 de junho de 2019
facebook whatsapp
Acessibilidade

O prefeito Marcus Melo lançou, na noite de segunda-feira (24/06), no auditório da Prefeitura, o programa Desenvolve Mogi, que reúne os principais atores do setor produtivo, da formação e do incentivo ao empreendedorismo para fomentar o desenvolvimento econômico e social por meio da atualização tecnológica das empresas da cidade e da requalificação da mão de obra para atendimento às novas demandas de produção e de mercado, criando melhores oportunidades de trabalho, com maior geração de renda.

“Nos últimos anos, investimos na melhoria da qualidade de vida. Temos serviços de saúde e educação bem avaliados. Na segurança pública, que é uma nova demanda para os municípios, somos a melhor cidade de Alto Tietê. E segurança é essencial para quem quer empreender. Temos ótima localização, universidades e um povo trabalhador. Por isso, precisamos de mais desenvolvimento e isso depende de todos nós”, afirmou o prefeito à plateia formada, por empresários e representantes de entidades ligadas à indústria, comércio, serviços e empreendedorismo.

A proposta do Desenvolve Mogi é proporcionar a geração de 10 mil novas oportunidades de trabalho nos próximos dois anos, por meio de um novo modelo de desenvolvimento econômico e social, baseado no diálogo e na troca de experiências entre todos os agentes e visa a desenvolver o ambiente econômico pelo tripé “inovação, qualificação e investimento”.

O objetivo é também oferecer à população de Mogi das Cruzes, por meio da plataforma “Desenvolve Mogi Digital”, um amplo programa de treinamento voltado para uma melhor qualificação ao mercado de trabalho nas indústrias da região e proporcionar conexão entre vagas disponíveis aos candidatos em busca de oportunidades ou recolocação no mercado de trabalho. A plataforma será lançada em julho.

Outra proposta é qualificar cerca de 40 mil pessoas, em programas de formação técnica, universitária e para o empreendedorismo, de forma que os trabalhadores estejam prontos para as oportunidades que surgirão.

Entre os principais parceiros da Prefeitura estão a regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) no Alto Tietê, indústrias da cidade, Senai, Sebrae, agências de emprego, Associação Comercial, Sincomércio, Banco do Povo Paulista e Conselho Municipal de Inovação e Tecnologia (CMIT), entre outros.

A ideia é envolver empresários, entidades de classe, universidades, outras esferas de governo, embaixadas e sindicatos. Pela Prefeitura, a ação envolve praticamente todos os órgãos e secretarias, coordenados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Durante o evento, o prefeito Marcus Melo também assinou termo de adesão a dois programas do Sebrae (um dos principais parceiros do Desenvolve Mogi) na cidade: o Plano de Desenvolvimento Local e o projeto Contrata+1.

Também participaram do evento o vice-prefeito Juliano Abe; a presidente do Fundo Social, Karin Melo; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Clodoaldo de Moraes; o diretor do Departamento de Desenvolvimento Econômico e Social da Prefeitura, Cláudio Costa, que apresentou o programa; demais secretários e vereadores.

 

Jornada e fóruns vão promover o debate e o fomento de ideias inovadoras

O projeto Desenvolve Mogi também prevê eventos como Jornada Empreendedora, Programa de Formação, Fórum de Trabalho e Renda, Fórum de Capital Humano, Fórum de Empreendedorismo, Fórum de Inovação e Fórum Econômico, em datas a serem agendadas.

Jornada Empreendedora: será um encontro de profissionais com vontade de empreender. Os temas serão relativos ao empreendedorismo e casos de sucesso. No evento, haverá o lançamento do Programa de Desenvolvimento Local (PDL) e Programa “Contrata +1”, do Sebrae.

Fórum de Trabalho e Renda: tem a expectativa de atrair mais de 10 mil pessoas em busca de oportunidades de trabalho, incluindo estudantes. Serão oferecidos vagas para início imediato e cadastramento de currículos dentro do programa “Desenvolve Mogi”.

Programa de Formação: apresentação do programa de treinamento técnico e comportamental a ser oferecido aos munícipes, resultante de um trabalho em conjunto com os profissionais do segmento de educação.

Desenvolve Mogi Digital: ferramentas disponíveis aos munícipes para cadastramento de currículos e inscrição para os programas de treinamento oferecidos, bem como informações das vagas disponíveis nas empresas.

Fórum de Capital Humano: encontro de lideres e profissionais de Recursos Humanos com várias palestras e casos de sucesso na área de Capital Humano.

Fórum de Empreendedorismo: encontro de profissionais com vontade de empreender, sobre temas relativos ao empreendedorismo e segmentados em Turismo, Cultura, Agronegócio e Desenvolvimento Sustentável, entre outros.

Fórum de Inovação: encontro de profissionais ligados à área de inovação tecnológica, debatendo sobre temas de interesse comum e casos de sucesso

Fórum Econômico: encontro de líderes e CEOs para debater temas de caráter socioeconômico que impactam o dia a dia das empresas, com palestra de profissionais renomados. (Julio Nogueira)