Luís Oliveira vence a quinta etapa da Copa EFX 2017, realizada em Mogi das Cruzes

Coordenadoria de Turismo

25 de setembro de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

Mogi das Cruzes foi palco neste último domingo (24/09) para a quinta etapa da Copa EFX Brasil, abrindo a reta final da temporada 2017 da competição. A cidade, que já é sede tradicional da competição de enduro, surpreedeu os pilotos com um local privilegiado servindo de base às equipes e reuniu grande público. Nas trilhas, mais uma vez o português Luís Oliveira se sobressaiu. Vencendo a categoria Elite e a Geral, o piloto da Honda Racing Enduro Team manteve a invencibilidade no campeonato e ficou muito próximo do título de campeão e da temporada perfeita.

Ao longo da prova os competidores percorreram quatro voltas de aproximadamente 26 quilômetros, com três especiais cronometradas: o Cross Teste da Avenida Cívica, o Cross Teste do Caqui e o Enduro Teste do PK. A passagem dos pilotos e motos chamou a atenção do público que prestigiou as disputas na região central do município. Um telão transmitindo imagens ao vivo da corrida foi montado no local e a apresentação de Wheeling da equipe X Moto Show também fez sucesso reunindo muitos aficionados. Os resultados puderam ser acompanhados em tempo real por meio do sitema TotemNow, uma novidade implantada este ano na modalidade.     

A disputa pela vitória na Elite, principal categoria da EFX, foi acirrada. Luís Oliveira superou o companheiro de equipe Júlio Ferreira por apenas 10 segundos e a vitória representou um grande passo em direção ao título. "Foi uma corrida um pouco difícil com a lesão que sofri no Brasileiro semana passada. Mas trabalhamos da melhor maneira para obter aqui o melhor resultado possível. Consegui uma vitória importantíssima para mim e para Honda nesta altura da copa, mantivemos a invencibilidade e estamos próximos de sermos campeões, basta largar na final. É muito entusiasmante para mim vir mais um ano ao Brasil e conseguir um dos meus objetivos", destacou o piloto que já conta com um título da Copa EFX no currículo, conquistado em 2014. 

"É um batalha dura, de trabalho o ano inteiro e estou junto a pessoas boas e focadas nesse objetivo. Não podia estar mais feliz, tenho uma pequena lesão no braço, mas tenho certeza que vou recuperá-la rápido para ir bem na última etapa", completou o português.

Na categoria Júnior não foi diferente, pelo contrário, a decisão foi ainda mais apertada: Vinícius Calafati superou Gabriel Soares, o Tomate, por menos de meio segundo! Desde o início da competição, os dois seguem se alternando no topo do pódio, por isso a expectativa é muito grande para ver com quem ficará o título.  

Calafati não teve um início muito favorável, mas conseguiu reverter o resultado ao longo da prova. "Foi uma prova muito boa aqui em Mogi. Eu comecei meio devagar e acabei deixando a moto apagar duas vezes nas primeiras especiais. E depois como seriam especiais mais abertas, já pensei que teria dificuldades e tive mesmo! Mas consegui fluir bem, atacar nas especiais de enduro, tirar a diferença e vencer por uma margem bem pequena. O campeonato está bem disputado entre mim e o Tomate e agora é foco total para decisão. Vou com a faca entre os dentes", prometeu o piloto da Sacramento Racing, que também foi destaque na Geral com a terceira colocação.   

Tomate, da Honda Racing, lamentou deixar a vitória escapar por tão pouco. "Mais uma prova concluída, mais uma prova bem dura. Hoje a diferença foi de apenas 4 décimos em relação ao Calafati. Isso mostra que o campeonato está bom, está evoluindo, tem pilotos fortes e está bem competitivo. Na próxima quem ganhar será campeão e vamos trabalhar forte para sair com esse título na Copa EFX Brasil", garantiu o mineiro, quarto colocado na Geral.

Com três pilotos entre os quatro primeiros da classificação, a Honda Racing Enduro Team liderou o dia entre as equipes. KTM Sacramento, em segundo, e Honda Motofield, em terceiro, completaram o pódio. "Tivemos um resultado legal com a dobradinha na categoria Elite e na Geral. O Luis Oliveira teve um pequeno acidente no Brasileiro semana passada em Araxá (MG), mas conseguiu enfrentar as dores para vencer a corrida e disparar na liderança do campeonato", destacou o chefe da equipe Felipe Zanol.

"O Júlio Ferreira, que esteve ausente em uma etapa foi segundo na geral. O importante para a gente é que a Honda Racing venceu novamente por equipes, e vamos para a final do campeonato em Guararema firmes e fortes na disputa pelo campeonato", finalizou.

Pela E1, Victor Miranda alcançou a quarta vitória, mas sabe que não pode perder a atenção nesta reta final. "A prova foi bem legal. Como sempre as especiais foram bem bacanas, muito bem sinalizadas. Foi uma prova sem detalhes. Mais uma vitória no campeonato, continuo liderando a E1 e agora o foco é na última etapa. Espero que corra tudo bem para ser campeão. É isso aí, estou muito feliz com o resultado", disse o líder da categoria que superou Júlio Zavatti, o Bissinho, e o piloto de motocross Caio Lopes nesta etapa.  

Enfrentando uma maratona de competições, Janaína Souza não deixou o ritmo cair na categoria Feminina. "A etapa foi muito especial, recebi uma homenagem da organização pelo trabalho que fiz no Rally dos Sertões. Eu venho do Sertões numa sequência com o Enduro da Independência, Brasileiro de Enduro e agora a Copa EFX Brasil", explicou a piloto que ganhou um troféu especial do Adrenatrilha Trail Club, assim como os colegas Jean Azevedo e Bissinho, ambos campeões da edição 2017 do rali. 

"O corpo sente, né, mas é bom estar em contato com a moto todos os finais de semana trazendo ótimos resultados. A etapa foi divertida, num terreno bem técnico. Consegui manter um bom rendimento, vencer todas as especiais e garantir mais um primeiro lugar", destacou Jana. Lucianna Timm e Aline Gorgulho fecharam a etapa em segundo e terceiro, respectivamente.

Líder da categoria E4, Bruno Martins tropeçou pela primeira vez na temporada e não foi além da terceira colocação em Mogi das Cruzes. No entanto, o Rinaldi ASW Zanol Team seguiu no topo da categoria com a vitória de Vinícius Souza. "Foi uma prova tranquila, imprimi um ritmo bom desde o início sem errar e ganhei quase todas as especiais. Gostei bastante dos dois cross testes e do enduro teste que mesclou trechos bem abertos com mata fechada. Foi bem bacana", comemorou o mineiro companheiro de Martins na equipe. A segunda colocação ficou com o paulista Ravi Lopes.

Na E2, Washington Silva, o Caipirinha, superou Renan Bueno e Bruno Araújo, o Morsa. Pela E3, Nicolas Rodriguez alcançou a quarta vitória seguido por Leonardo Malagutti e Eduardo Tomita. O veterano Nielsen Bueno permanece imbatível na E35, onde bateu Marcos Betencorte e Luciano de Menezes. Na E45 Fábio Bizarria foi o primeiro, Eduardo Guimarães o segundo e Deivi Domene o terceiro. Washington Caipira manteve a invencibilidade na E50 deixando para trás Hudson Vieira e Júlio Figueiredo.

Nas demais categorias os vencedores foram: Marcos de Ulhoa Gebhardt (E5), Reinaldo Almeida (E6), Yan Proque (E CRF230F), Léo Kauffmann (Trilheiros Importada) e Pedro Silva (Trilheiros Nacional). 

O organizador Fabião Simões ficou satisfeito com o sucesso do evento. "Já são oito anos fazendo provas de Enduro FIM aqui em Mogi das Cruzes, uma cidade que respira o nosso esporte e nos acolhe com uma excelente infraestrutura. Temos aqui um espaço excelente que é difícil encontrar em outros lugares. Tenho que agradecer ao Paulo Kauffman e ao Grupo Shibata, que cederam suas propriedades para fazermos as especiais, e também a Polícia Militar, a Prefeitura Municipal e suas secretarias que não mediram esforços para a realização desta prova", lembrou. 

O diretor do Adrenatrilha Trail Club ressaltou também as inovações que a competição está implantando no enduro nacional. "As novas ideias que estamos trazendo estão sendo muito bem aceitas. A transmissão de imagens ao vivo pelo Facebook ainda é um trabalho que estamos desenvolvendo em parceria com o Fernando, mas estamos trabalhando para chegar na excelência. No futuro devemos ter mais novidades para levar o enduro a um público maior. Aqui não temos a cultura da Europa onde o público vai para o meio do mato assistir e hoje em dia já temos equipamentos disponíveis para transmitir do meio das trilhas, basta ter o sinal de internet", destacou. 

A grande final da Copa EFX Brasil 2017 está confirmada para o dia 22 de outubro, na vizinha Guararema. (Fonte: Agência Publix)

Resultados por categoria

Resultado geral

Resultado por equipes

Performance individual