Estudantes visitam estação de tratamento de água do Semae

Serviço Municipal de Águas e Esgotos

22 de fevereiro de 2019
facebook whatsapp
Acessibilidade
2019-02-21_semae_portas_abertas_int.jpg

Alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental do colégio Espaço Criança participaram, na manhã de quinta-feira (21/02), da primeira visita monitorada do programa Semae de Portas Abertas de 2019, na Estação de Tratamento de Água (ETA) Leste, no Socorro. Coordenado pela Divisão de Meio Ambiente do Serviço Municipal de Águas e Esgotos, o programa tem como objetivo levar a estudantes conhecimentos sobre todo o processo de produção e distribuição de água, desde a captação até o momento em que chega às residências, uso consciente, responsabilidade ambiental e o funcionamento da autarquia.

As visitas ocorrem sempre às terças e quintas-feiras, às 9h, com duração aproximada de uma hora e meia e orientação de monitores. Podem participar alunos de escolas públicas (municipais e estaduais) e particulares, com idade mínima de 10 anos ou estar no 4º ano do Ensino Fundamental. O número de participantes é de no mínimo 20 e no máximo 40.

Nas visitas, os alunos assistem a vídeos e palestras sobre meio ambiente e o Rio Tietê, a importância da conservação dos mananciais e do uso consciente da água – com dicas simples para redução do consumo no dia a dia.

Os estudantes também conhecem parte do sistema de captação e as diversas fases do tratamento da água, até deixá-la potável.

O programa é um importante elo entre a autarquia e a rede escolar, pois as crianças são multiplicadoras de informação e levam o aprendizado para casa, conversando com os pais, irmãos e colegas. É uma contribuição para a formação das novas gerações. Desde 2011, quando foi criado, o Semae de Portas Abertas recebeu mais de 9 mil visitantes.

Responsáveis pelas escolas que tiverem interesse em marcar a visita devem ligar para 4798-6392 (Divisão de Meio Ambiente do Semae), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou enviar email para visitas@semae.sp.gov.br. (Julio Nogueira)