Palestra aborda prevenção de violência sexual contra crianças e adolescentes

Secretaria de Assistência Social

17 de agosto de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu nesta quinta-feira (16/08) uma palestra sobre Prevenção de Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. O evento foi direcionado para profissionais da Rede Socioassistencial com objetivo de estimular reflexões sobre estratégias de atendimento e prevenção.

O encontro lotou o auditório da Escola de Governo e Gestão e foi comandado por consultores especializados do Ficar de Bem – Crami, organização não-governamental, sem fins lucrativos, que atua na área da Assistência Social no Assessoramento, Defesa e Garantia de Direitos. Entre os participantes estavam técnicos da Rede Socioassistencial de Mogi das Cruzes e profissionais de outras áreas como Saúde e Educação.

Na abertura do encontro, os participantes assistiram a um filme que mostra a visão da criança diante do sexo. Em seguida, as especialistas mostraram a sexualidade no desenvolvimento infantil em suas diferentes faixas etárias, apontando referências de comportamentos esperados e não-esperados.

Outros aspectos abordados foram: desenvolvimento psicossexual infanto-juvenil típico e atípico; conceitos básicos sobre violência sexual; estatísticas e dados sobre o fenômeno no Brasil; perfil das vítimas e dos autores da violência sexual; identificação dos sinais clássicos da violência sexual no comportamento das crianças e adolescentes.

A ONG Ficar de Bem atua há 29 anos na área e promove prevenção, atendimento e proteção à criança e ao adolescente com direitos violados, visando à manutenção do bem estar físico, psíquico e social, seguindo princípios do ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

As ações de prevenção e combate à violência sexual contra crianças estão entre as prioridades da Assistência Social em Mogi das Cruzes, que conta com o Comitê Municipal de Prevenção e Combate às Violências Domésticas e a obrigatoriedade das notificações online de casos suspeitos e/ou confirmados.

O Comitê Municipal de Prevenção e Combate às Violências Domésticas reúne representantes de vários setores da Prefeitura de Mogi das Cruzes e também instituições como Conselho Municipal do Idoso, Delegacias, OAB de Mogi das Cruzes, entre outras.

Em 2017, o Comitê registrou 206 notificações de violência praticadas contra crianças (menores de 12 anos), das quais 79 foram violências sexuais. Neste ano, até maio, foram 69 notificações de violências gerais e 15 sexuais. A faixa etária mais afetada entre as crianças são os menores de 6 (seis) anos.