Evento comemora primeiro aniversário da UBS Alto do Ipiranga

Secretaria de Saúde

19 de outubro de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Alto do Ipiranga “Dr. José Carlos Duarte Guedes” completou um ano de funcionamento com 45.251 mil procedimentos realizados, uma média de mais de 4,1 mil atendimentos por mês. Na manhã desta quinta-feira (19/10), um evento comemorativo marcou os primeiros 12 meses de funcionamento do equipamento que ampliou a oferta de serviços públicos naquela região da cidade.

A solenidade contou com a participação e apresentação de um grupo de alunos do Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Profª Amália Thereza Manna de Deus, da Vila Lavínia.

“Mogi das Cruzes tem sido referência na saúde pública, tanto que recebemos pessoas de outras cidades. Um exemplo disso é a Unidade de Pronto Atendimento do Oropó, onde recebemos pessoas até de Bertioga”, disse o prefeito Marcus Melo, destacando que o custeio mensal da unidade chega a R$ 1,4 milhão para o município.

“Nossa cidade é, sim, uma referência, e queremos mostrar isso para o Brasil. Por isso, vamos trabalhar para que Mogi continue no caminho certo”, completou.

A UBS oferece consultas de ginecologia e obstetrícia, clínico geral, pediatria, dentista, além de procedimentos de enfermagem e vacinação.

Entre as consultas, foram realizados, em média, 2.025 atendimentos, todos eles agendados pelo Sistema Integrado de Saúde (SIS-160). Já os procedimentos em enfermagem correspondem a 2.087 por mês.

“A UBS Alto do Ipiranga foi estrategicamente construída. A unidade do Jardim Universo é uma das mais demandadas da cidade, mas hoje, moradores do Alto do Ipiranga e da Vila Cléo têm uma unidade mais próxima, facilitando o acesso a consultas, procedimentos de enfermagem e exames”, destacou o secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis.

A equipe de enfermeiros e técnicos da UBS realizam avaliação antropométrica, glicemia capilar, administração de medicamentos, aferição de pressão arterial, inalação e nebulização, curativo, retirada de ponto, imunização e Papanicolau, entre outros.

Classificada como Porte III, o que significa que conta com um número maior de serviços e uma infraestrutura ainda mais completa, a unidade tem 750 metros quadrados de área construída e um total de oito consultórios, sendo três básicos, dois ginecológicos e três odontológicos.

A estrutura contempla, ainda, uma sala de observação, salas de demonstração em saúde, de triagem, de vacinação e de procedimentos de enfermagem e uma Farmácia. A equipe que presta os serviços é formada por 20 profissionais.

A UBS Alto do Ipiranga fica na rua Capitão Joaquim Melo Freire, 700, no Alto Ipiranga.

 

Melhorias

Por ouvir o paciente, diversas melhorias foram implantadas durante o primeiro ano de funcionamento da unidade de saúde. Entre elas está o reforço do atendimento em ginecologia. Mais um médico foi colocado à disposição das mogianas. A implantação da senha eletrônica foi um grande avanço. O atendimento passou a ser ágil.

Outra melhoria diz respeito à chegada das voluntárias da Associação do Voluntariado de Mogi das Cruzes. Elas ajudam no acolhimento e no atendimento humanizado dos pacientes. A UBS ganhará, ainda neste ano, uma brinquedoteca, em parceria com o Voluntariado. Ela será utilizada pelas crianças enquanto aguardam a consulta com o pediatra.

A equipe da UBS também coloca em prática ações chamadas “extramuro”, quando são ofertados serviços fora do espaço da Unidade. É o caso do suporte oferecido aos idosos que frequentam a Academia da Terceira Idade (ATI), localizada em frente à UBS.

 

Grupos

A UBS Alto do Ipiranga tem ainda dois grupos de promoção de saúde: o das gestantes e o Hiperdia, acompanhamento dos portadores de hipertensão. Em novembro, dará início ao grupo de combate ao tabagismo.

Para a turma de gestantes são oferecidas ações educativas sobre a importância do pré-natal, modificações corporais e emocionais, sintomas comuns na gravidez, importância do aleitamento materno, cuidados com o recém-nascido, entre outros temas. Esta atividade conta com a parceria da Fundação Abrinq.

O Hiperdia destina-se ao cadastramento e acompanhamento de portadores de hipertensão arterial e diabetes atendidos na rede ambulatorial do SIS-160. Já o tabagismo vai abordar questões ligadas ao combate à dependência.

Também participaram da solenidade de aniversário o vice-prefeito Juliano Abe, o diretor administrativo e financeiro da Pró-Saúde, Miguel Paulo Duarte Neto, e vereadores.