Vias no Socorro, Braz Cubas e Jardim Santista passam por estudos de tráfego

Secretaria de Mobilidade Urbana

24 de maio de 2019
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Secretaria Municipal de Transportes está realizando estudo em quatro pontos de Mogi das Cruzes para verificar a possibilidade de alterações no trânsito de veículos. O objetivo dos levantamentos é verificar a melhoria na fluidez de circulação dos veículos e da segurança viária, principalmente para os pedestres.

Os estudos se concentram em vias do distrito de Braz Cubas, no Socorro e no Jardim Santista. Ainda não há prazo definido para a implantação de alterações.

“Estes pontos foram identificados pela equipe técnica como críticos e também por solicitações vindas da comunidade, moradores e comerciantes. A partir disso, são feitos estudos técnicos para verificar as adequações que possam ser adotadas, de acordo com as características de circulação”, explicou o secretário municipal de Transportes, José Luiz Freire de Almeida, que visitou os locais que estão sendo estudados.

No Socorro, os estudos se concentram em dois pontos da avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, que faz a ligação entre o bairro com a região central e recebe trânsito também de locais como o distrito de Cezar de Souza, o Cocuera e a rodovia Mogi-Salesópolis. No cruzamento da avenida com o Largo do Socorro, o tempo do semáforo será alterado, permitindo um período com os fluxos de veículos fechados para a travessia de pedestres. Além disso, a sinalização no local também será revitalizada.

Já nas proximidades do Centro Esportivo do Socorro, a alteração acontecerá nos dois retornos existentes na via. O acesso mais próximo ao Centro Esportivo será utilizado para dar acesso à rua Rogério Tácola, que passará a ter mão única, assim como a rua Antonio Vergaças.

Já o acesso existente na praça Paulo Vaz Romero será utilizado para os motoristas que estão circulando no sentido bairro-centro e desejam acessar a outra pista da avenida, além dos veículos que deixam a região do Mogi Shopping pela rua João Batista Belda. Além disso, para melhorar a circulação dos veículos, será implantada uma faixa adicional na avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, na região da praça.

Braz Cubas

Outro ponto em que os levantamentos estão sendo feitos é o encontro entre as avenidas Francisco Ferreira Lopes e Júlio Simões, em Braz Cubas. No local, serão implantados serão instalados semáforos e a conversão à esquerda dos motoristas que estão no sentido centro-bairro da avenida Francisco Ferreira Lopes e desejam acessar a avenida Júlio Simões será impedida. As simulações realizadas no local apontaram que mais de 229 mil veículos transitam diariamente pelo local e são registrados diversos pontos de conflito, principalmente para o motorista que deixa a avenida Júlio Simões.

Com o fechamento da conversão, a opção para os motoristas que circulam no sentido centro-bairro da avenida Francisco Ferreira Lopes e deseja acessar a avenida Júlio Simões será fazer o contorno utilizando a rua Gaspar Vaz ou a avenida Alexandrina de Paula e, na sequência, a rua Ramez Rachid Sleiman e a avenida Saraiva, acessando o outro sentido da Francisco Ferreira Lopes, que, nesta pista, terá a conversão à direita livre para acesso à avenida Júlio Simões.

Jardim Santista

A Secretaria de Transportes também está fazendo estudos técnicos na rua Fausta Duarte de Araújo, no Jardim Santista. A região concentra um grande número de clínicas médicas e locais de prestação de serviços.

O projeto proposto prevê a implantação de mão única na via, completando assim o binário de trânsito com as ruas Coronel Santos Cardoso, Professora Leonor de Oliveira Melo e Antônio Meyer. (Luiz Maritan)