Unica comemora cinco anos de atividades com caminhada pelo bairro

Secretaria de Saúde

24 de fevereiro de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

Alunos da Academia da Terceira Idade (ATI) da Unica - Unidade Clínica Ambulatorial, no Distrito de Jundiapeba, comemoraram os cinco anos de fundação da unidade com uma caminhada pelo bairro. Ao som de marchinhas carnavalescas e com muita disposição, os idosos saíram do equipamento e seguiram até a Praça da Liberdade. Na volta, participaram de um café comunitário, com direito a bolo de aniversário.

O secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis, prestigiou o evento e ressaltou a importância da ação para a melhoria da qualidade de vida dos idosos. “É sempre muito gratificante participar desses eventos e conferir de perto a diferença que a Administração Municipal está fazendo na vida das pessoas”, afirmou.

A Unica é o primeiro centro de especialidades médicas voltado para o diagnóstico e o tratamento de crianças, mulheres, homens e idosos, construído pela Prefeitura de Mogi das Cruzes em 2012 para desafogar a rede de atendimento que até então contava apenas com as vagas de especialidades ofertadas pelo Estado. Conta também com um importante projeto de promoção de saúde, que é a academia frequentada por aproximadamente 600 idosos.

“Eu frequento as aulas de hidroginástica há dois anos e gosto muito. Na época, vim para uma consulta no Posto 24 horas e fiquei curiosa sobre a Unica. Me informei sobre os serviços e fiz minha inscrição. No começo eu tinha muito medo, mas hoje não me vejo sem essas aulas e sem o apoio dessa equipe”, recorda a aluna Glória Lima dos Santos, 65 anos, moradora no Barroso.

Em cinco anos de atividades, a Unica realizou 182.666 consultas médicas (65.239 de atenção básica e 117.426 de especialidades), 154.192 procedimentos de enfermagem, 5.500 pequenas cirurgias, 37.171 atendimentos da equipe multiprofissional, 90.364 atendimentos odontológicos e 417.956 exames com finalidade diagnóstica. Foram atendidas 149.919 receitas que totalizaram 928 mil medicamentos dispensados em cinco anos de atividades.

UnicaFisio

No período da tarde, alunos da Academia da Terceira Idade da UnicaFisio, em Braz Cubas, participaram de um animado Baile de Máscaras, ao som de diversos sons carnavalescos e com uma cabine de fotos com diversos acessórios. O trabalho faz parte das ações de integração social, onde os próprios alunos prepararam as máscaras e alegorias em oficinas de artesanato.