Sistema de transporte coletivo recebe 11 novos ônibus para renovação da frota

Secretaria de Mobilidade Urbana

21 de março de 2019
facebook whatsapp
Acessibilidade

O prefeito Marcus Melo participou, na manhã desta quinta-feira (21/03), da apresentação de 11 novos ônibus da concessionária Princesa. Os veículos serão incorporados para a renovação da frota, substituindo ônibus mais antigos. O evento aconteceu na avenida João XXIII, em Cezar de Souza, e reuniu vereadores e representantes da comunidade.

Com a entrega desta quinta-feira, 33 novos ônibus já foram incluídos no sistema municipal de transporte coletivo neste ano. No dia 28 de fevereiro, a concessionária CS Brasil já havia apresentado 22 veículos. Além disso, no mês de abril, está prevista a entrega de 10 novos veículos também pela concessionária Princesa, totalizando 43 ônibus 0 km atendendo a população.

“A substituição de veículos mais antigos por ônibus novos tem como objetivo oferecer mais conforto para os passageiros, para que as pessoas possam se deslocar com mais tranquilidade. Os novos ônibus são modernos, possuem wi-fi, câmeras que colaboram com a segurança e telas que poderão passar informações para os passageiros. A intenção da Prefeitura é buscar sempre a melhoria do sistema de transporte coletivo”, destacou Marcus Melo.

Os novos ônibus apresentados nesta quinta-feira deverão começar a operar ainda nesta semana e atenderão as linhas C202 (Conjunto Santo Ângelo via Braz Cubas), C601 (Alto do Botujuru), C405 (Conjunto Residencial Cocuera), E203 (Conjunto Santo Ângelo), C507 (Vila Aparecida) e E501 (Vila Suíssa).

O prefeito lembrou ainda que a administração municipal vem realizando uma série de ações para a melhoria atendimento do transporte coletivo na cidade. Desde o final do ano passado, 95 novos abrigos implantados, sendo 22 unidades colocadas em Cezar de Souza. Para este ano, serão comprados mais 200 abrigos que serão implantados em toda a cidade.

“Nosso compromisso é ampliar o número de abrigos que protegem as pessoas do sol ou em um dia de chuva, como hoje. Faz parte do trabalho para oferecer melhores condições para o passageiro”, disse Marcus Melo.

A Prefeitura também busca junto ao Governo Federal recursos para a aquisição de outros 600 abrigos. O pedido foi apresentado no ano passado e reforçado neste ano, em encontro do secretário municipal de Transportes, José Luiz Freire de Almeida, com o secretário nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos, Jean Carlos Pejo, durante a reunião do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana.

O sistema municipal de transporte coletivo de Mogi das Cruzes conta com 244 ônibus, que operam 84 linhas e transportam cerca de 3,3 milhões de passageiros por mês. Diariamente são realizadas 3.300 partidas para todas as regiões da cidade.

Também participaram da entrega dos ônibus o vice-prefeito Juliano Abe e os vereadores Carlos Evaristo da Silva e Rodrigo Romão. (Luiz Maritan)