Servidores municipais participam de treinamento sobre combate a incêndio em cobertura vegetal

Secretaria de Segurança

13 de setembro de 2017
Treinamento de Combate a Incêndio em Cobertura Vegetal é um dos requisitos para a certificação da cidade no programa Município Verde Azul

Funcionários da Prefeitura de Mogi das Cruzes participaram, nesta quarta-feira (13/09), de um Treinamento de Combate a Incêndio em Cobertura Vegetal, em uma parceria entre a administração municipal, por meio do Departamento de Defesa Civil da Secretaria Municipal de Segurança, e o 17º Grupamento do Corpo de Bombeiros. Ao todo, 26 funcionários de todas as secretarias municipais realizaram a atividade, que é um dos requisitos para a certificação do programa Município Verde Azul.

O treinamento foi dividido em duas partes e ministrado pelos instrutores do 17º GB. Durante a manhã, os participantes receberam a parte teórica, na sede do grupamento. Já no período da tarde, foram realizadas as atividades práticas, no parque Leon Feffer.

“Este curso é uma exigência para que a cidade consiga a certificação no programa Município Verde Azul. Além disso, é muito importante a qualificação dos profissionais da Prefeitura. Sabemos da qualidade do curso oferecido e do trabalho desenvolvido pelo 17º Grupamento em Mogi das Cruzes. Só temos a agradecer por esta parceria”, afirmou o secretário municipal de Segurança, Paulo Roberto Madureira Sales, que participou da abertura dos trabalhos.

O trabalho integrado entre o Corpo de Bombeiros e a Prefeitura também foi destacado pelo comandante do 17º GB, tenente-coronel Jean Carlos de Araújo Leite. Ele lembrou que o bom relacionamento tem influência no atendimento prestado à população e faz com que a unidade mogiana seja referência para o estado de São Paulo.

“Além do treinamento para o programa Município Verde Azul, esta é uma possibilidade de integração. A parceria entre o Corpo de Bombeiros e a Prefeitura é excelente e colabora para a cidade. Teremos o curso de um dia, que será muito proveitoso para todos”, disse.

O curso foi iniciado com uma exposição sobre os temas Introdução ao Programa Município Verde Azul, Legislação de uso de fogo, Educação Ambiental – Tipos de Vegetação e Incêndio Florestal – Definição, Causas e Prejuízos. Na sequência, foram abordadas as questões Comportamento do Fogo – Triângulo do Incêndio em Vegetação, Fatores de Propagação, Classificação dos Incêndios – Proporção e Tipos, Partes do Incêndio e Aceiros – Classificação. Fechando a parte teórica, as orientações foram sobre Prevenção, Combate – Métodos, Materiais e equipamentos e oSistema de Comando e Operações de Emergência (Sicoe).

Já durante o período da tarde, os trabalhos práticos tiveram como temas Reconhecimento de viaturas materiais e equipamentos e o combate a pequenos focos de incêndio.

Município Verde Azul

O programa Município Verde Azul tem como objetivo medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. A participação no programa também é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição (Fecop).

Neste ano, Mogi das Cruzes foi pré-certificada, durante o  1° Encontro Estadual de Pré-Certificação do Programa Município Verde Azul, realizado em 8 de junho, no auditório do Cemforpe, e que reuniu representantes de mais de 600 municípios.

Para a avaliação dos municípios que buscam a certificação Verde Azul, dez diretivas são analisadas: esgoto tratado, gestão das águas, resíduos sólidos, cidade sustentável, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental. Para cada diretiva, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente estabeleceu critérios de avaliação. No ano passado, 78 municípios receberam a certificação do programa. (Luiz Maritan)