Semana do Trânsito terá ações para segurança em ruas e avenidas de Mogi das Cruzes

Secretaria de Mobilidade Urbana

17 de setembro de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Prefeitura de Mogi das Cruzes lançou na tarde desta segunda-feira (17/09) as ações da Semana Nacional do Trânsito, que serão realizadas na cidade até o dia 25 de setembro. Serão realizadas ações de educação para o trânsito, sinalização, engenharia de tráfego e fiscalização. A Semana Nacional do Trânsito tem como tema “Nós somos o trânsito”, definido pelo Conselho Nacional do Trânsito (Contran).

“Nosso objetivo é reforçar nossa preocupação com o trânsito, com o respeito ao pedestre, ao trânsito, à legislação, ao limite de velocidade. A legislação tem como principal função proteger a vida”, destacou o prefeito Marcus Melo, que participou do lançamento ao lado da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Karin Melo.

O prefeito lembrou ainda que a administração municipal vem desenvolvendo uma série de ações voltadas para a melhoria da segurança no trânsito. “É importante reforçar o nosso compromisso para que possamos trabalhar e implementar as ações necessárias para diminuirmos os acidentes. Nosso compromisso é com a vida”, disse.

O evento desta segunda-feira também contou com uma palestra com o capitão PM Marcondes de Brito Maciel, especialista em segurança no trânsito. Ele falou sobre questões ligadas ao tema para agentes municipais de trânsito, guardas municipais e profissionais ligados à área.

Os agentes municipais de trânsito também foram homenageados com certificados, pelo dia da categoria, que será comemorado no próximo domingo, dia 23.

“Para esta Semana Nacional do Trânsito, estamos trabalhando em um tripé que compreende fiscalização, sinalização e educação. Teremos o envolvimento de todos os nossos funcionários e a participação de órgãos como a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Samu, o Corpo de Bombeiros, a Diretoria de Ensino, Secretaria de Educação, a Guarda Municipal e o Detran, que fazem parte do Comitê Municipal de Segurança Viária”, destacou o secretário municipal de Transportes, José Luiz Freire de Almeida.

Também participaram do lançamento, os secretários municipais de Segurança, Paulo Roberto Madureira Sales, e de Educação, Juliana Guedes, o comandante do 17º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Ary Kamiyama, a dirigente regional de Ensino, Araci Nunes Camargo, e o delegado Júlio Vaz, representando a Delegacia Seccional de Mogi das Cruzes.

Programação

A programação de ações da Semana Nacional do Trânsito em Mogi das Cruzes começa nesta terça-feira (18/09), com uma edição da Operação Cavalo de Aço, que terá a participação da Secretaria de Transportes, Polícia Militar, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e Detran. A atividade acontecerá em três pontos da cidade e terá abordagem e orientação a motociclistas sobre legislação, condições do veículo, conduta, entre outras questões.

Também para esta terça-feira está previsto o início de uma sinalização especial em pontos estratégicos. Nos locais, as faixas de pedestres ganharão uma sinalização de “Olhe”, com uma seta apontando o sentido de onde o fluxo de veículos vem. Durante a semana, os locais também receberão ações de educação para o trânsito.

O trabalho será realizado nos cruzamentos da avenida Francisco Ferreira Lopes com as ruas Roberto Nobuo Sato e Schwartzmann, da avenida Francisco Rodrigues Filho com a rua Oito de Junho, da avenida Vereador Narciso Yague Guimarães com a avenida Manoel Bezerra de Lima Filho, da rua José Bonifácio com a rua Major Arouche de Toledo e da avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco com as ruas Braz Cubas e Presidente Campos Salles.

Outra ação que será realizada nas principais ruas e avenidas de Mogi das Cruzes durante a semana é a Multa Legal. Agentes municipais de trânsito abordarão motoristas que estiverem cumprindo a legislação para entregar um reconhecimento pela conduta correta no trânsito.

Projeto Escola

A Semana Nacional do Trânsito também será marcada por ações do Projeto Escola, ação desenvolvida pela Secretaria Municipal de Transportes volta para a melhoria da segurança viária. As atividades acontecem nas escolas municipais Professora Maria Luiza Menezes da Fonseca e Maria Aparecida de Faria e na escola estadual Professor Cláudio Abrahão. Cerca de 1,9 mil alunos serão beneficiados pelas atividades.

Durante as ações, técnicos e agentes municipais de trânsito farão palestras e trabalharão temos ligados ao trânsito com os alunos. Além disso, as regiões próximas às unidades receberão sinalização especial. A Escola Mirim de Trânsito também atenderá os estudantes.

A estrutura da Escola Mirim de Trânsito também estará no Largo do Rosário e atenderá alunos de três escolas localizadas na região central da cidade.

Também estão previstas ações de Simulação de Acidente e Operação de Fiscalização. Para estas duas atividades, no entanto, não serão divulgadas as datas, horários e locais.

A programação da Semana Nacional do Trânsito será finalizada no dia 25 de setembro, com uma apresentação dos resultados obtidos e a certificação de Mogi das Cruzes como Cidade Laço Amarelo, pelo Observatório Nacional de Segurança Viária. O selo é um reconhecimento pelo investimento da administração municipal na busca por um trânsito mais seguro.

Mais informações sobre a Semana Nacional do Trânsito em Mogi das Cruzes podem ser obtidas pelo telefone 4798-5142. (Luiz Maritan)