Secretaria de Serviços Urbanos apresenta nova frota composta por 75 máquinas e veículos

Secretaria de Serviços Urbanos

07 de novembro de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

O prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo, participou, na manhã desta quarta-feira (07/11), da cerimônia de entrega da nova frota da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. Ao todo, são 75 novas máquinas e equipamentos, que foram adquiridos pelo município para reforço e agilização dos trabalhos de manutenção de vias e espaços públicos da cidade.

A aquisição do maquinário foi possibilitada a partir de um financiamento obtido junto ao Banco do Brasil, no valor de R$ 14,7 milhões. Trata-se do maior investimento já feito nesse tipo de compra na história da cidade.

“Mogi tem uma caraterística bastante peculiar, de ser um município com área territorial muito extensa, além de possuir mais de 700 quilômetros de estradas vicinais. É nossa obrigação conservar todo esse território e a população, naturalmente, exige um serviço rápido e eficiente. Por isso, fomos atrás deste financiamento, que vai nos possibilitar atender mais prontamente às demandas dos mogianos”, destacou o prefeito, Marcus Melo.

Melo destacou ainda que, nos anos de 2017 e 2018, a Secretaria de Serviços Urbanos consguiu evoluir em 40% os índices de eficiência nos trabalhos de manutenção em vias asfaltadas e em 70% nas estradas vicinais. “Agora, com esse novo maquinário, o objetivo é progredir ainda mais nesse trabalho, que é diário e não pára nunca”, complementou.

O secretário municipal de Serviços Urbanos, Dirceu Meira, destacou que, com as novas máquinas, há a expectativa de até triplicar o desempenho das equipes em  diversos tipos de manutenção. “No item nivelamento e cascalhamento, por exemplo, fazemos uma média de 9 mil quilômetros por mês e nossa expectativa agora é que isso suba para 27 mil km/mês”, exemplificou, lembrando que a Secretaria a qual está a frente depende muito dos equipamentos para poder oferecer resolutividade e qualidade nos serviços de rotina.

“Agradeço ao prefeito, à minha equipe e a todos que se empenharam para viabilizar esse financiamento. A Secretaria de Serviços Urbanos depende muito de um bom maquinário para poder executar um serviço de qualidade, então agora asumimos o compromisso de melhorar e agilizar nossas frentes de manutenção”, pontuou.

O presidente da Câmara Municipal, Pedro Komura, falou sobre a relevância desse investimento para a melhoria da qualidade de vida no campo. “Sabemos como era difícil atender a demanda das pessoas que vivem e trabalham na zona rural, porque o maquinário era antigo e tinha muito problema com quebras. Tenho convicção de que esses novos equipamentos trarão um avanço muito grande”, frisou.

As novas máquinas e equipamentos são todas zero quilômetro e com tecnologia de ponta. Do total de 75, 10 são mini caminhões terceirizados, que foram contratados juntamente à 10 equipes extras, compostas por dois funcionários cada, para que também haja reforço no quesito de mão de obra , ampliando a capacidade operacional.

O novo aparato será utilizado em todo o município e também pelas Administrações Regionais, responsáveis por pequenos trabalhos de reparo e manutenção em distritos afastados da área central.

O município tem o prazo de cinco para pagar o financiamento obtido.

A cerimônia contou com a presença da presidente do Fundo Social de Solidariedae, Karin Melo, do vice-prefeito, Juliano Abe, de diversos secretários e vereadores, representantes do Banco do Brasil e das empresas fornecedoras das máquinas e equipamentos, bem como representantes da Associação Gestora do Distrito Industrial do Taboão (Agestab) e também do Sindicato Rural.

Relação das novas máquinas e equipamentos

  • 8 Retroescavadeiras
  • 6 Motoniveladoras
  • 11 Caminhões cabine dupla com carroceria
  • 10 Caminhões toco basculante 6m3
  • 4 Caminhões trucados tração 6x4 com caçamba de 10m3
  • 2 Caminhões trucados tração 6x4
  • 15 Caminhonetes cabine dupla
  • 1 Caminhão hidrojato
  • 1 Caminhão trucado 6x2
  • 1 Caminhão cavalo 4x2
  • 1 Caminhão carroceria 4x2
  • 1 Máquina de pintura vária
  • 1 Escavadeira Hidráulica
  • 1 Munck para drenagem urbana
  • 1 Tanque de 10 mil litros para caminhão-pipa
  • 1 Semi-reboque tipo prancha 3 eixos
  • 10 mini caminhões carroceria + 10 equipes para manutenção de rua