Secretaria de Saúde promove semana de combate à automedicação na cidade

Secretaria de Saúde

20 de junho de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou na última segunda-feira (18/06) a Semana Municipal de Conscientização e Combate à Automedicação. O objetivo é alertar a população sobre os perigos da automedicação e do uso irresponsável de medicamentos. Para isso, estão sendo realizadas palestras nas unidades de saúde da cidade. 

O primeiro encontro foi realizado na UnicaFisio, em Braz Cubas, com orientações sobre o tema e aferição de pressão arterial e glicemia para alunos e pacientes da unidade. Na próxima segunda-feira (25/6), mais dois eventos movimentarão a semana. Das 8 às 9h30, o tema será levado para o Parque da Cidade e, a partir das 14 horas, será realizada uma capacitação dos profissionais farmacêuticos na Secretaria Municipal de Saúde.

O trabalho se completa com rodas de conversa e orientações em salas de espera das unidades realizadas pelos farmacêuticos e técnicos de Farmácia das Unidades 24 horas e unidades do Programa de Saúde da Família. A ação de conscientização prossegue até o dia 29 de junho.

Entre as orientações prestadas durante a Semana Municipal de Conscientização e Combate à Automedicação estão: tomar o medicamento exatamente como foi prescrito; não tomar medicamento prescrito para outra pessoa; nunca utilizar medicamento após o prazo de validade; armazenar o medicamento corretamente; manter o medicamento em local seguro e longe do alcance de crianças; e não retirar o medicamento da embalagem original. 
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o uso racional de medicamentos parte do princípio que o paciente recebe o medicamento apropriado para suas necessidades clínicas, nas doses adequadas para o período de tratamento indicado. Outros fatores destacados são como tomar o medicamento e como guardá-lo corretamente em casa.