Secretaria de Educação realizará formações para servidores durante recesso escolar

Secretaria de Educação

13 de julho de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade
A capacitação atenderá 60 motoristas da Pasta, responsáveis pelo transporte de aproximadamente 12 mil alunos por mês. (Foto: Ney Sarmento/PMMC)

As escolas municipais entrarão em recesso a partir da próxima segunda-feira (17/07). Mais de 32 mil alunos terão aula até esta sexta-feira (14/07) e retornarão para as escolas no dia 31 de julho. Neste período, 758 servidores da Secretaria Municipal de Educação participarão de atividades de formação. Os primeiros serão os agentes escolares e auxiliares de serviços gerais, que terão aulas sobre legislação e brinquedos alternativos no Bloco Didático do Cemforpe, no Mogilar. A programação conta ainda com o Programa de Formação Alimentação Escolar e uma palestra para motoristas da Pasta.

“Aproveitamos este período em que as escolas estão em recesso para que os servidores possam se capacitar e agregar novos conhecimentos ao seu trabalho. Procuramos qualificar nossos servidores para atender sempre com qualidade nossos alunos e a comunidade escolar em geral”, disse a secretária municipal de Educação, Juliana Guedes. Ao total, a Pasta conta com 2.956 servidores, sendo 1.483 do Quadro do Magistério e 1.473 do corpo técnico.

Entre os dias 17 e 20 de julho, os agentes escolares e auxiliares de serviços gerais, que atuam no Programa Escola de Tempo Integral, participarão de uma formação das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, no Bloco Didático do Cemforpe. A atividade do período da manhã terá como tema "Relações éticas e políticas na Escola: o profissional sob as perspectivas legais e contemporâneas”, em que serão abordados o Estatuto da Criança e do Adolescente e os desafios da escola e Tecnologia e Ética: Aspectos legais. À tarde, os cursistas participarão da oficina “Construção de Brinquedo com materiais alternativos”. Cada dia será atendida uma turma diferente, totalizando 180 cursistas.

Nos dias 24 e 25 de julho acontecerá o Programa de Formação da Alimentação Escolar, promovido pelo Departamento de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação. Estão inscritas 518 auxiliares de desenvolvimento da educação e cozinheiras que atuam nas unidades escolares municipais e subvencionadas. As profissionais foram divididas em dois grupos, que participaram de atividades das 8 às 17 horas no Auditório do Cemforpe.

Encerrando a programação, no dia 28 de julho, às 8h30 e às 13h30 na sede da Secretaria de Educação, a Divisão de Recursos e Transporte Escolar da Pasta, em parceria com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, oferecerá a formação “Projeto Integrar – O profissional motorista, direção defensiva e cuidados com o veículo”.  Participarão 60 motoristas da Pasta e profissionais com autorização para o uso de veículos oficiais. (Kelli Correa Brito)