Saúde promove primeira certificação do Curso Livre de Medicina Chinesa

Secretaria de Saúde

13 de dezembro de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Secretaria Municipal de Saúde promoveu nesta semana a certificação dos 89 profissionais que concluíram a primeira edição do Curso Livre de Técnicas da Medicina Tradicional Chinesa – Teoria e Prática. As aulas foram ministradas no segundo semestre deste ano para servidores de saúde que integram a RAPS – Rede de Atenção Psicossocial do Alto Tietê.

A certificação aconteceu na Escola de Governo, no bairro do Mogilar, onde as aulas forma ministradas. “A Medicina Chinesa tem conquistado cada vez mais adeptos pelo mundo, que são pessoas em busca de hábitos de vida mais saudáveis. É uma alternativa para combater o estresse, a ansiedade e outros transtornos comuns dentro do estilo de vida atual”, explica a coordenadora médica do Departamento de Rede Básica, Cristina Mari Nagatomi.

Mogi das Cruzes tem investido nas Práticas Integrativas e Complementares na Rede Básica de Saúde com objetivo de ampliar os cuidados, garantir atendimento especializado e oferecer benefícios físicos e emocionais aos pacientes. Os resultados são a melhora de problemas como ansiedade e depressão, e aumento da qualidade de vida.

A capacitação foi iniciada no mês de agosto pelo módulo básico, que apresentou os Fundamentos de Medicina Tradicional Chinesa. A participação foi obrigatória e serviu de base para as etapas seguintes, que abordaram temas como Automassagem, Yang Sheng: Prevenção e Promoção da Saúde e Fitoterapia Chinesa e Brasileira.

Entre as participantes estavam diferentes profissionais como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, fisioterapeutas e psicólogos. “A capacitação pode ser utilizada como ferramenta multiplicadora entre os profissionais da saúde ou atendimentos terapêuticos nas unidades de saúde”, completou Cristina Mari.