Quarteirão da rua Rodrigues Alves terá trânsito alterado para melhorar mobilidade

Secretaria de Mobilidade Urbana

19 de março de 2019
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Secretaria Municipal de Transportes vai inverter a mão de direção da rua Presidente Rodrigues Alves, no trecho entre as ruas Major Pinheiro Franco e Navajas, no Centro. A medida, que será implantada na próxima quarta-feira (27/03), faz parte do projeto para a melhoria da mobilidade urbana da região do Shangai, desenvolvido pela administração municipal.

Com a inversão da mão de direção neste trecho, os motoristas que seguem pela rua Major Pinheiro Franco em direção ao Centro, terão a opção de virar à direita em direção à rua Navajas. Hoje, o fluxo de veículos obrigatoriamente precisa virar à esquerda, em direção à rua Doutor Ricardo Vilela.

“O trânsito na região vem sendo monitorado e algumas intervenções estão sendo adotadas dentro de uma programação de ações. Também estamos ouvindo as pessoas que utilizam a região, moradores e comerciantes. No caso deste quarteirão da rua Presidente Rodrigues Alves, a mudança trará benefícios para a mobilidade urbana”, explicou o secretário municipal de Transportes, José Luiz Freire de Almeida, que visitou o local da mudança nesta terça-feira (19/03).

O secretário destacou ainda que a alteração ajudará a tirar fluxo de trânsito do trecho final da rua Doutor Ricardo Vilela, já que os motoristas terão outras opções de tráfego. Faixas serão implantadas no local para alertar os motoristas sobre a alteração.

As alterações no Shangai foram iniciadas em fevereiro, com as alterações nas mãos de direção das ruas Navajas e Major Pinheiro Franco. Além disso, o canteiro central da rua Olegário Paiva foi aberto na altura do encontro com a rua Navajas, oferecendo uma nova opção de acesso para a passagem subterrânea Engenheiro Osvaldo Crespo de Abreu e ao Centro Cívico.

Mercado Municipal

A Secretaria de Transportes também continua atuando na região próxima ao Mercado Municipal. O local está recebendo nova sinalização, prevista no projeto de mudança do estacionamento no local, que criou uma vaga exclusiva para idosos e uma vaga para pessoas com deficiência na rua Professor Flaviano de Melo e foi adotado no final do mês passado.

“Com a diminuição das chuvas nos últimos dias, foi possível realizar os serviços de sinalização horizontal, com a pintura das vagas para idosos, pessoas com deficiência, carga e descarga e táxis”, disse José Luiz.

Os locais de carga e descarga foram alterados e passaram a ser feitos na rua Coronel Souza Franco entre a faixa de pedestres existente em frente ao Mercado Municipal e a rua Manoel de Souza Mello Freire, que também tem vagas de carga e descarga. Já as vagas para taxistas foram transferidas para a rua Presidente Rodrigues Alves, na lateral do Mercado Municipal.

As vagas de curta duração foram distribuídas nas ruas Professor Flaviano de Melo, Presidente Rodrigues Alves e na rua Coronel Souza Franco, entre a rua Presidente Rodrigues Alves e a faixa de pedestres em frente ao Mercadão. (Luiz Maritan)