Pronto Atendimentos registram aumento de casos de doenças respiratórias

Secretaria de Saúde

23 de junho de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

O inverno chegou oficialmente nesta semana e é justamente agora que ocorre a sazonalidade do vírus Influenza. No frio, a baixa umidade, as mudanças bruscas de temperatura e o aumento da poluição do ar são os principais motivos de preocupação, especialmente para grupos mais vulneráveis, como crianças e idosos.

Em Mogi das Cruzes, os Pronto Atendimentos do Sistema Integrado de Saúde (SIS) estão registrando aumento médio de 30% na demanda desde o mês de abril, mas as doenças respiratórias estão ainda mais frequentes agora em junho, principalmente entre as crianças. Entre os dias 1º e 22 de junho, o Pró-Criança realizou 2.946 atendimentos por problemas respiratórios, como gripes e resfriados. No mesmo período, 1.655 crianças foram atendidas no Pronto Atendimento Infantil 24 horas do Hospital Municipal com infecções das vias aéreas, amigdalites e resfriados.

“Precisamos ressaltar a importância da vacinação, sobretudo entre crianças, idosos e os públicos-alvo mais vulneráveis para a doença. Neste ano, os índices de cobertura da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe ficaram abaixo do esperado, o que aumenta a preocupação com relação ao número de casos”, explica o secretário municipal de Saúde, Téo Cusatis.

Outros Pronto Atendimentos também registraram aumento dos casos de problemas respiratórios. Na Santa Casa, 42% dos atendimentos realizados nos primeiros 22 dias do mês de junho foram casos de síndrome gripal. Nas UPAs, queixas como tosse, amigdalite, dor de garganta, influenza e sinusite também estão entre os principais problemas atendidos nas últimas semanas.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe termina oficialmente nesta sexta-feira (23/06), mas as doses continuarão disponíveis enquanto houver estoques nas unidades de saúde. Desde o início do mês, a vacinação está liberada para o público em geral em Mogi das Cruzes, seguindo orientações do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems) e do Ministério da Saúde.

Até o início desta semana, foram vacinadas 110.094 pessoas em Mogi das Cruzes, das quais 71.749 pertencem ao público-alvo, o que equivale a 86,51%, em média. A meta para este ano estabelecida pelo Ministério da Saúde é atingir 90% de cobertura, o que só ocorreu, até o momento, no grupo de idosos.

Crianças

As crianças com indicação para a segunda dose da vacina contra a gripe têm até o dia 10 de julho para completar a imunização. A segunda dose necessária para crianças já foi reservada e precisa ser aplicada 30 dias após a primeira para completar a imunização. “Até o momento, 829 crianças tomaram a segunda dose e ainda faltam 2.417. Por isso voltamos a orientar que os pais ou responsáveis não deixem de procurar uma unidade e saúde o quanto antes”, explica a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Lilian Peres Mendes.

Dicas para prevenir doenças respiratórias

  • Sempre deixar o ambiente ventilado;
  • Lavar frequentemente as mãos com água e sabão ou desinfetá-las com produtos à base de álcool;
  • Jogar fora os lenços descartáveis usados para cobrir a boca e o nariz, ao tossir ou espirrar;
  • Evitar aglomerações e contato com pessoas doentes;
  • Não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em objetos de uso coletivo;
  • Não compartilhar copos, talheres ou objetos de uso pessoal;
  • Procurar assistência médica se surgirem sintomas, evitando a automedicação.