Projeto de Saúde em Mogi das Cruzes recebe Menção Honrosa no 7º Prêmio David Capistrano

Secretaria de Saúde

27 de março de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

Mogi das Cruzes foi um dos 10 municípios paulistas e o único da Região do Alto Tietê premiado com Menção Honrosa no 7º Prêmio David Capistrano, promovido durante o 31º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems), em Santos.

O trabalho mogiano premiado foi “Acupuntura, Automassagem e Auriculoterapia no Município de Mogi das Cruzes: Implantação das Práticas Integrativas e Complementares na Rede Básica Municipal”, apresentado pelos psicólogos Marina Consolaro, Guilherme Lordelo e Adriano Granado, da Secretaria Municipal de Saúde. “O objetivo do Cosems é justamente a troca de experiências entre os municípios e essa premiação é motivo de orgulho para nossa cidade. Parabéns a todos os envolvidos”, comemorou o secretário municipal de Saúde, Marcello Delascio Cusatis.

Apresentado em forma de banner, o trabalho premiado revelou detalhes de um novo atendimento oferecido pelo Programa Municipal de Saúde Mental de Mogi das Cruzes. Em 2015, os psicólogos apresentaram o projeto de inserção da Acupuntura para ampliação dos cuidados em saúde mental de pacientes em atendimento em três unidades de saúde: Jundiapeba, Jardim Ivete e Ponte Grande.

Além de garantir atendimento especializado, a ação auxilia na triagem e contribui para reduzir a demanda reprimida de pacientes nesta área. Outras vantagens são os benefícios físicos e emocionais sentidos pelos pacientes, com melhora de problemas como ansiedade e depressão, e a qualidade de vida, por meio da socialização e dos cuidados psicossociais.

 “As práticas integrativas trazem inovações no cuidado oferecido pelos serviços públicos, aproximando o usuário da rede de atendimento e promovendo meios alternativos e complementares às terapias convencionais”, explica a diretora da Rede Básica de Saúde, Rebeca Barufi. A equipe de psicólogos promove um curso para 20 funcionários da Secretaria Municipal de Saúde ampliarem as práticas nas unidades, começando pela Automassagem Chinesa.

 

Como participar?

Atualmente, existem grupos abertos de automassagem para os munícipes em três unidades básicas de saúde:

UBS Ponte Grande: segundas-feiras, às 9 horas.

UBS Jardim Ivete: terças-feiras, às 13h30, e sextas-feiras, às 8 horas.

PA Jundiapeba: quintas-feiras, às 8 horas.