Projeto “A Cidade é Aqui” realizará reunião em Cezar de Souza nesta quinta-feira

Gabinete

18 de julho de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

Como parte do projeto “A Cidade é Aqui”, o prefeito Marcus Melo estará nesta quinta-feira (19/07), a partir das 19 horas, na Associação dos Amigos de Cezar de Souza (rua João Valente, 149 – Jardim São Pedro), onde se reunirá com moradores e falará sobre as ações realizadas no distrito. Ao lado de secretário municipais e lideranças locais, o prefeito também ouvirá a população e deve anunciar obras e serviços para melhorar a qualidade de vida da comunidade.

“Estamos percorrendo a cidade e conversando com a população nos bairros, ouvindo as pessoas e apresentando as ações que a Prefeitura vem desenvolvendo. As reuniões são produtivas e todos podem se manifestar, apontando demandas para a comunidade. Um exemplo foi a nossa reunião mais recente, realizada em Quatinga, que teve bom público e ótimos resultados práticos”, disse o prefeito.

Na área de educação, o período integral atende mais de 60% dos alunos do Distrito. São 4.208 alunos matriculados em escolas municipais, 61% estudando em período integral. Isso significa 2.603 crianças que ficam o dia todo na escola, recebendo cinco refeições e participando de atividades culturais, esportivas e intelectuais. Além disso, Cezar de Souza recebeu oito novas creches e uma escola municipal entregues nos últimos anos, que atendem 1.314 alunos, sendo 954 em período integral.

Já na área de saúde, a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas do bairro do Rodeio é referência no atendimento de urgências e emergências da população de Cezar de Souza. São mais de 9 mil atendimentos por mês. Além disso, o Distrito de Cezar de Souza conta com três unidades básicas de saúde que, juntas, realizam uma média de 5 mil atendimentos por mês. Entre os procedimentos estão consultas de clínica médica, pediatria, ginecologia, odontologia, vacinação e procedimentos de enfermagem.

O posto de saúde da Vila Suíssa é a única unidade básica do Pais equipada com tomógrafo. Um novo equipamento foi instalado no início deste ano e contribuiu para acabar com a fila de espera e reduzir para até 30 dias o prazo de agendamento do exame pelo SIS – Sistema Integrado de Saúde. O tomógrafo é um equipamento que permite a reconstrução de imagens detalhadas de diferentes partes do corpo, como crânio, coluna, abdômen, aparelho digestivo, entre outros.

Saneamento básico

As obras para melhorar saneamento avançam em Cezar de Souza, beneficiando Jardim São Pedro, Vila Nova Aparecida, Jardim das Bandeiras, Granja Anita e região do Conjunto Jefferson. Também foram instalados oito quilômetros de coletores-tronco na região do Córrego dos Corvos. A Prefeitura está realizando a desapropriação de áreas para dar andamento às obras de esgoto do Botujuru, que chegaram a 50%. A meta é concluir os serviços em 2019.

Além disso, o Semae realiza investimentos para melhorar o abastecimento em todo o distrito, como a nova adutora que liga o reservatório da Vila Nova Aparecida a Sabaúna, atendendo o Conjunto Jefferson. O Jardim Bela Vista conta com novo reservatório de água para 50 mil litros (o anterior era de 20 mil litros) e uma nova estação de bombeamento para melhorar o atendimento do bairro. (Marco Aurélio Sobreiro)