Programa Acessuas promove cursos e capacitações para o mercado de trabalho

Secretaria de Assistência Social

12 de julho de 2018
O Programa Acessuas Trabalho promove uma série de ações de articulação, mobilização e encaminhamento para o mercado de trabalho (foto: Divulgação/PMMC)

A Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Assistência Social, responsável pelo Programa Acessuas Trabalho, está promovendo uma série de ações de articulação, mobilização e encaminhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade ou risco social para inclusão no mundo do trabalho. O Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho) busca a autonomia das famílias usuárias da Política de Assistência Social.

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações de articulação de políticas públicas e de mobilização, encaminhamento e acompanhamento para acesso a oportunidades de trabalho e emprego. É direcionada para famílias atendidas por políticas da assistência social, usuários dos serviços, projetos, programas de transferência de renda e benefícios socioassistenciais. 

São ofertados cursos de formação e qualificação profissional, ações de inclusão produtiva e participação em ciclos de oficinas, com foco no desenvolvimento de habilidades, tais como autoestima, autoconfiança, gerenciamento de emoções, resolução de conflitos, motivação, comunicação, confiança, cooperação e trabalho em equipe, liderança, criatividade, comprometimento, tomada de decisão, entre outros.

As ações são focadas em diversas áreas. No que se refere ao mundo do trabalho, são abordados temas como direito e identidade, sociedade e transformação, direitos trabalhistas, formas de discriminação, construção de currículos, entrevistas de empregos, entre outros. Nas formas de inserção são trabalhadas as potencialidades do território, mapa de oportunidades local, trabalho formal e empregabilidade, empreendedorismo, economia solidária, associativismo e cooperativismo. Outros temas são vivência e projeto profissional.

No dia 6 de junho, a equipe esteve no CRAS – Centro de Referência da Assistência Social do Jardim Layr e promoveu uma oficina do Acessuas em parceria com o CIEE e o Projeto Aprendiz Legal, direcionada para jovens com foco no ingresso ao mundo do trabalho. Os próximos encontros estão marcados para os dias 29 e 30 de julho, com uma capacitação voltada para o público da política da Assistência Social.

Os interessados podem fazer inscrição nos ciclos de oficinas que acontecem nos equipamentos de assistência social, conforme a demanda que é gerada, através da busca pelos serviços de inclusão ao mercado de trabalho.