Prefeitura inicia este mês pavimentação de ruas no Jardim Aeroporto e Santos Dumont

Gabinete

05 de dezembro de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Prefeitura de Mogi das Cruzes iniciará ainda este mês a pavimentação da Rua Rodésia, no Jardim Santos Dumont. O anúncio e assinatura da ordem de serviço foram feitos pelo prefeito Marcus Melo na noite de terça-feira (04/12), durante reunião do projeto “A Cidade é Aqui”, com cerca de 400 moradores da região. A notícia foi muito comemorada pela comunidade, já que o asfaltamento da via era uma antiga reivindicação do bairro. Outras sete ruas e vielas da região do Jardim Aeroporto também serão pavimentadas.

“O Semae já está fazendo as substituições e novas ligações de água, uma etapa que precede a pavimentação. Com o asfaltamento, melhoraremos a qualidade da vida e a infraestrutura do bairro, com valorização dos imóveis. No caso da Rua Rodésia, o processo foi mais demorado, devido à necessidade de licenciamento ambiental para a obra. Foram oito meses para obtermos a licença”, explicou o prefeito. A região está em Área de Proteção aos Mananciais, devido à proximidade com o Rio Jundiaí.

As demais ruas que serão pavimentadas são a Panair, trechos finais das ruas José Juca Assi, Guajará, Graviola, Freijó e mais duas vielas. Ao todo, são 1.200 metros lineares de vias públicas.

Além do anúncio das obras de infraestrutura, durante a reunião o prefeito ouviu as reivindicações dos moradores e apresentou um resumo dos investimentos feitos pelo Município nos últimos anos, com destaque para a região.

Na área de educação, no Oropó foi construído o Centro Municipal de Programas Educacionais (Cempre) Vereador Ivan Nunes Siqueira, o maior da cidade. A região também tem seis creches, sendo cinco construídas nos últimos anos. Os moradores contam ainda com a Escola Municipal Prof. Antonio Paschoal Gomes de Oliveira e a Escola Municipal Profª Florisa Faustino Pinto (onde foi realizada a reunião).

O Semae reformou a Estação Elevatória de Esgoto Oceania, no Jardim Aeroporto 2, ampliando a capacidade de bombeamento de esgoto para tratamento. A unidade atende Jardim Aeroporto, Jardim Santos Dumont e Jardim Layr.

Uma nova adutora, construída pelo Semae, melhorou abastecimento da região onde vivem 13 mil pessoas: zona baixa do Jardim Aeroporto, Jardim Santos Dumont, Jardim Layr e Jardim Planalto.

A UPA do Oropó foi a primeira Unidade de Pronto Atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no País a receber a certificação de “Acreditado Pleno” da Organização Nacional de Acreditação (ONA). O equipamento tem capacidade para realizar até 8 mil atendimentos por mês.

A região do Jardim Aeroporto II e Santos Dumont tem uma das maiores unidades do Programa Saúde da Família (PSF) em Mogi das Cruzes, com mais de 500 metros quadrados de área construída.

Nos últimos anos, a Prefeitura também realizou obras de grande porte que mudaram o panorama dos moradores, como a duplicação da Avenida Kaoru Hiramatsu e a construção de unidades do Minha Casa Minha Vida, em parceria com o Governo Federal.

A região do Oropó também possui três Academias da Terceira Idade.

Pelo projeto “A Cidade É Aqui”, a Prefeitura já realizou reuniões no Rodeio, Jundiapeba, Taiaçupeba, Quatinga, Cezar de Souza, Sabaúna, Jardim Santa Tereza, Varinhas e Vila Cintra. O encontro do Jardim Santos Dumont foi o maior já realizado até aqui: o público de 400 pessoas é mais que o dobro da média das reuniões anteriores.

Também participaram do encontro o vice-prefeito Juliano Abe, secretários e diretores municipais e vereadores. (Julio Nogueira)