Prefeito visita fábrica da Petrom e reafirma parceria com a indústria

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação

14 de maio de 2019
facebook whatsapp
Acessibilidade

O prefeito Marcus Melo visitou, na manhã desta terça-feira (14/05), as instalações da Petrom, indústria química de Mogi das Cruzes instalada na região da Vila Moraes e que é a maior fabricante latino-americana de Anidrido Ftálico, composto químico utilizado na produção de corantes e outras aplicações industriais. Possui área produtiva de 21 mil metros quadrados e emprega, de forma direta, 200 funcionários. Melo foi recebido pelo presidente da empresa, Willian Nicolau, e pelo diretor administrativo, José Roberto Pilon.

“Estamos aqui para reforçar nosso compromisso com a indústria. Temos feito um trabalho de aproximação do poder público com o setor produtivo e estamos à disposição para auxiliá-los no que precisarem e permitir que continuem crescendo”, afirmou o prefeito. “Estamos juntos na construção de uma cidade mais desenvolvida e com geração de emprego e renda para todos”, completou.

A Petrom fabrica, anualmente, 82 mil toneladas de Anidrido Ftálico, 108 mil toneladas de plastificantes, 4 mil toneladas de Ácido Fumárico e 18 mil toneladas de Álcool Isoamílico.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Clodoaldo de Moraes, falou sobre a criação de leis e flexibilização das normas existentes para desburocratizar e acelerar o processo de abertura de empresas na cidade, como demonstração dessa parceria do município com a criação de oportunidades e geração de trabalho.

“O prefeito nos cobra isso e temos feito a lição de casa. Hoje, uma empresa é aberta na cidade em apenas um dia”, disse o secretário, referindo-se a empresas de natureza simples e atividades de baixa incomodidade.

Mogi das Cruzes criou a Sala do Empreendedor, que reúne em um mesmo local todos os órgãos ligados ao processo de abertura de empresas como Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), Cadastro de Contribuintes Mobiliários (CCM) e consulta de viabilidade técnica do uso e ocupação do terreno. A cidade conta ainda com o Banco do Povo, que oferece uma linha de microcrédito para os empreendedores.

A Prefeitura também desenvolveu o Programa Mogiano de Atração de Investimentos e Geração de Empregos (Promae), que estabelece novas diretrizes e concede benefícios e incentivos fiscais e tributários para a instalação ou ampliação de empresas e a Plataforma Investe Mogi, que possibilita o cadastro e a divulgação de áreas disponíveis na cidade.

A cidade se tornou referência no empreendedorismo de inovação e consolidou seu ecossistema de inovação, que conta com o Polo Digital de Mogi das Cruzes, o Conselho Municipal de Inovação e Tecnologia – CMIT, o Fundo Municipal de Inovação e Tecnologia – FMIT e a Escola de Empreendedorismo e Inovação.

Também acompanharam a visita o diretor municipal de Indústria e Comércio, Luiz Carlos Pinheiro, e os vereadores Rinaldo Sadao Sakai (presidente da Câmara) e José Francimário Vieira de Macedo, o Farofa (presidente da Comissão de Indústria, Comércio, Agricultura e Direito do Consumidor do Legislativo).

Pela Petrom, também recepcionaram a comitiva o gerente comercial, José Luiz Gonzales; o supervisor de Recursos Humanos, Newton Bianchi, e a engenheira ambiental Flora Mariana Bernardi. (Julio Nogueira)