Prefeito se reúne e debate demandas com moradores de Biritiba Ussú

Gabinete

15 de março de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

O prefeito Marcus Melo esteve em Biritiba Ussú na manhã desta quinta-feira (15/03), para mais uma reunião com os moradores do distrito. A exemplo do que foi realizado em maio do ano passado, Melo ouviu as demandas da comunidade e a dialogou com todos presentes, falando sobre o que é possível dar encaminhamento, em busca de melhorias para o local.

Um dos temas abordados foi a saúde. O chefe do Executivo falou sobre o processo de contratação de mais médicos, que está em fase de homologação e que deve e que deve beneficiar o distrito. Sobre novas unidades, ele esclareceu que, em razão do número de moradores de Biritiba Ussú (cerca de 5.300) e a demanda da unidade básica de saúde do local – ela faz em média 1.400 atendimentos/mês – ainda não é possível conceber a implantação de uma unidade 24 horas no distrito ou então uma unidade do Programa Saúde da Família.

Melo lembrou que a cidade conta com oito unidades operando em regime de pronto atendimento e que os moradores de Biritiba devem procurar a UPA do Oropó em caso de emergências. “Essas unidades provém de programas federais, que têm regras para serem colocados em prática, portanto precisamos seguir a legislação”, destacou.

Da área de Educação, o prefeito lembrou a todos que a reforma na escola municipal do distrito está nos planos da Secretaria Municipal de Educação e só não foi possível concretizá-la ainda por questão de orçamento. “Precisamos lembrar que a Prefeitura ainda passa por um momento financeiro complicado e que há um déficit grande no nosso orçamento. Se dependesse apenas na minha vontade naturalmente faria tudo o que a população pede, mas precisamos administrar a cidade de acordo com a realidade que temos”, pontuou.

Um dos destaques da reunião foi o programa esportivo desenvolvido em Biritiba Ussú, que começou com o PELC, do Ministério do Esporte e agora está tendo continuidade por iniciativa da Prefeitura. São diversas modalidades esportivas oferecidas gratuitamente a toda a comunidade, como uma forma de estimular a prática do exercício físico em busca de saúde e qualidade de vida.

“Estamos mudando o conceito do esporte na nossa cidade, de forma que ele esteja diretamente alinhado ao bem-estar. É preciso conscientizar cada vez mais as pessoas sobre a necessidade da prática de exercício físico, pois isso com certeza vai diminui a necessidade do posto de sáude”, continuou Melo.

Na parte de transportes, o prefeito se comprometeu a solicitar junto ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) a instalação de um limitador de velocidade na SP-98 (Rodovia Mogi-Bertioga), na altura da entrada para Biritiba Ussú.

Já com relação a pedidos de aumento no número de partidas da linha de ônibus que atende o distrito, Melo garantiu que vai solicitar a um fiscal da Secretaria Municipal de Transportes um estudo, para avaliar a necessidade a viabilidade da medida. 

A manutenção nas estradas vicinais que cortam o distrito foi outro assunto abordao durante a reunião. O prefeito lembrou que recentemente foi concluído um trabalho de manutenção e melhorias em toda a extensão da Estrada da Estiva, que serve como uma alternativa para os moradores do local driblarem o trânsito da Mogi-Bertioga, em especial aos finais de semana.

E lembrou ainda que o município já solicitou ao Banco do Brasil e também ao Ministério da Agricultura financiamentos, destinados à aquisição de novos equipamentos, justamente para poder intensificar a manutenção em estradas vicinais em toda a cidade.

Além da Estrada da Estiva, a Administração Regional também fez recentes trabalhos de nivelamento de solo na Estrada do Rio Grande e manutenções de rotina nas estradas do Procópio, Gavião, Hayama, Tsukada e São Lázaro.

Sobre segurança pública, que é outra demanda da comunidade local, o prefeito lembrou que a Prefeitura está contratando novos guardas municipais, investindo em veículos e equipamentos e que em breve deve ter início a Patrulha Rural. Além disso, ressaltou que o município tem o sistema de barreiras eletrônicas e que há um projeto para a instalação de mais 20 câmeras no sistema de monitoramento. Outra novidade, que chegará em Biritiba Ussú, é o programa Internet para Todos, que foi anunciado para Mogi das Cruzes no dia 7 deste mês.

“Quero mais vez parabenizar a organização dos moradores aqui de Biritiba Ussú. Vocês se unem em busca de melhorias para a comunidade e esse é o caminho para que as coisas evoluam. Aproveito e peço para que todos continuem ajudando a cuidar da cidade, fiscalizando, monitorando e sempre avisando a Prefeitura caso algo precise ser feito”, finalizou. (Lívia de Sá)