Prefeito protocola Licença de Operação da avenida das Orquídeas junto à Cetesb

Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal

16 de maio de 2019
facebook whatsapp
Acessibilidade

O prefeito Marcus Melo protocolou, no final da tarde desta quarta-feira (15/05), a solicitação de Licença de Operação (LO) da avenida das Orquídeas. O documento é a última etapa burocrática para que a nova avenida possa ser inaugurada e foi entregue durante reunião com a presidente da Cetesb, Patrícia Iglecias, na sede da companhia, em São Paulo.

“Esta é uma obra muito importante para a mobilidade urbana de Mogi das Cruzes, que vai desafogar o corredor de ligação entre a região central com Braz Cubas e Jundiapeba, chegando até Suzano e o Rodoanel Leste. Além disso, ela será um indutor para o desenvolvimento daquela região da cidade”, destacou Marcus Melo.

A expedição da Licença de Operação pela Cetesb é necessária para obras que possuam algum tipo de impacto ambiental. No caso de vias de grande fluxo, como o caso da avenida das Orquídeas, a movimentação de veículos e seu impacto sobre o ambiente e a fauna são itens analisados. Entre as ações executadas nos trabalhos da avenida das Orquídeas está a construção de rotas para a fauna, algo inovador para proteger animais que buscam cruzar as pistas sem riscos.

O material apresentado à Cetesb contém todos os estudos e levantamentos solicitados para a LO, que serão analisados pelo departamento técnico da companhia. Além disso, a Prefeitura de Mogi das Cruzes também anexou todos os documentos entregues para a emissão das fases anteriores de licenciamento, em uma ação preventiva para que qualquer dúvida durante a análise possa ser sanada.

“A Prefeitura está em dia com os prazos documentais. A solicitação da LO deve ser feita quando as obras estão em estágio final. Por isso, a administração fez o protocolo neste momento”, explicou o secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima, que também participou da reunião.

O presidente da Câmara Municipal, Sadao Sakai, e o vereador Antonio Lino também participaram da reunião.

A avenida

A avenida das Orquídeas completa as obras do Corredor Leste-Oeste, que será a nova ligação entre a região central da cidade e o Rodoanel Leste. A nova via é a terceira etapa dos trabalhos e ligará a avenida Guilherme George, em Jundiapeba, com a avenida David Bobrow, em Braz Cubas. O projeto prevê pistas com 10 metros de largura cada uma, corredor exclusivo para o transporte coletivo no canteiro central, ciclovia e calçada para a circulação de pedestres.

Ao todo, o Corredor Leste-Oeste conta com nove quilômetros e investimento total de R$ 98,2 milhões. Os trabalhos de construção foram divididos em três etapas.

A primeira consistiu na recuperação da avenida Tenente Onofre Rodrigues de Aguiar, entre as avenidas Cavalheiro Nami Jafet e Valentina de Mello Freire Borenstein. Esta intervenção proporcionou um novo corredor de transporte e escoamento de cargas para as empresas instaladas na Vila São Francisco. A pista anterior era de paralelepípedos e estava desgastada com a passagem de veículos pesados.

A segunda etapa dos trabalhos é o alargamento da avenida Guilherme Georgi, entre Jundiapeba e a divisa com Suzano. Os trabalhos estão praticamente concluídos e a avenida recebeu intervenções de drenagem e construção de uma nova pista. Nestas duas fases, houve considerável ganho de mobilidade para os motoristas, que passaram a trafegar em avenidas mais largas e com todos os dispositivos de segurança, como sinalização de solo e retornos. (Luiz Maritan)