Prefeito participa de megamutirão na cidade com o secretário estadual da Saúde neste sábado

Gabinete

17 de março de 2017

O secretário estadual da Saúde, David Uip, lançará neste sábado (18/03), ao lado do prefeito Marcus Melo e do secretário municipal Téo Cusattis, o Megamutirão de Saúde no AME de Mogi das Cruzes, a partir das 11h15. O programa, que será lançado no iníco da manhã no Palácio dos Bandeirantes, virá para a região no mesmo dia.

O secretário David Uip abrirá oficialmente os trabalhos no AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Mogi das Cruzes, que fica na rua Engenheiro Eugênio Motta, 313, Jardim Santista. No local, sem a necessidade de agendamento prévio, a população poderá se submeter a aferição de pressão arterial e testes de glicemia. Haverá ainda palestras sobre saúde e qualidade de vida.

Entre este sábado (18/03) e o dia 25, 150 hospitais e AMEs estaduais irão antecipar consultas, exames e cirurgias, além de realizarem atividades abertas à população. A ação tem por objetivo atender aproximadamente 130 mil pessoas na capital paulista, Grande São Paulo, interior e litoral. Esses atendimentos, nas mais diversas especialidades, foram previamente programados com as pessoas já inscritas em cada unidade.

A iniciativa também prevê ações preventivas. Todos os AMEs do Estado estarão abertos aos sábados para a população realizar testes de glicemia e medição de pressão arterial, além de palestras e orientações sobre saúde e qualidade de vida. Se nestes exames for detectado algum problema, os pacientes serão orientados para tratamento e acompanhamento.

O megamutirão de saúde, organizado pela Secretaria de Estado da Saúde, visa ao mesmo tempo reduzir a espera por atendimento nos diferentes serviços da rede estadual, conforme a demanda e o perfil assistencial de cada unidade, e também incentivar as pessoas a cuidarem da saúde. “Trata-se de uma ação para agilizar a realização de consultas e procedimentos, além de uma importante iniciativa de promoção e prevenção da saúde para a população paulista”, afirma Uip.

Os atendimentos do mutirão ocorrerão das 8h às 17h nas unidades. Confira lista completa dos serviços ofertados em cada unidade pode ser acessada no http://www.portaldenoticias.saude.sp.gov.br/sp-promove-megamutirao-de-saude-para-130-mil-pessoas/

A ação realizará cirurgias previamente agendadas de hernioplastia e herniografia no Hospital Luzia Pinho de Melo. No Hospital Dr. Arnaldo Pezzuti Cavalcanti serão realizadas ultrassonografias de articulação, também previamente agendadas. Já no AME de Mogi das Cruzes, serão realizadas espirometrias, ultrassonografias em geral, nasofibroscopia, colonoscopia e ultrassonografias com doppler. Na região, a ação também ocorrerá em Ferraz de Vasconcelos e Itaquaquecetuba.