Prefeito Marcus Melo visita Imerys e destaca potencial industrial de Mogi das Cruzes

Gabinete

24 de julho de 2017
facebook whatsapp
Acessibilidade

O prefeito Marcus Melo e o vice Juliano Abe visitaram nesta segunda-feira (24/07) pela manhã a unidade da Imerys, localizada no distrito industrial da Vila São Francisco. Líder mundial em soluções especializadas à base de minerais para a indústria, a empresa possui fábricas em 50 países, além de 16 mil colaboradores. Em Mogi das Cruzes, a planta produtiva tem 144 funcionários. Melo e Abe foram recebidos pelo diretor-presidente do grupo na América do Sul, Marcio de Cerqueira Lario, e pelo diretor de operações André Luís Veloso Teixeira. O prefeito destacou o potencial industrial da cidade:

“Estamos nos aproximando do setor industrial e, a cada semana, conhecemos uma empresa diferente, com características e desafios próprios. Colocamos a Prefeitura sempre à disposição para auxiliar o segmento produtivo e no caso da Imerys não é diferente. A empresa é muito grande, está presente em todo o mundo e isso nos mostra o potencial industrial de Mogi das Cruzes. Temos de zelar para que este potencial não apenas se mantenha, mas se amplie, para que a cidade tenha mais empregos e divisas”, assinalou Melo. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, Rinaldo Sadao Sakai, e o diretor Luiz Carlos Pinheiro também estiveram na Imerys nesta segunda-feira pela manhã.

O prefeito e sua comitiva receberam explicações sobre a atuação da empresa, que é variada. A Imerys produz soluções minerais utilizadas na filtração de vinhos, cerveja, sucos e óleos; no brilho e opacidade das tintas; na proteção de plantações e em ações específicas, como a hidroponia (cultivo de plantas na água); na resistência e coloração de telhas e cerâmicas, entre outros,

O diretor-presidente Marcio de Cerqueira Lario deu um exemplo deste mercado diversificado. De acordo com ele, por conta do aumento da temperatura, os laranjais acabam sendo afetados e passam a produzir duas vezes por ano – quando o normal são três vezes. Um dos produtos desenvolvidos pela Imerys tem como objetivo manter a temperatura ideal dos pés e garantir, dessa forma, o ciclo normal de floradas. “Nossos produtos estão em vários itens consumidos pelas pessoas no cotidiano, desde um copo de vinho até a tinta utilizada nas casas e comércios”, explicou.

O grupo foi criado em 1880 e tem origem nas áreas de mineração e metalurgia, áreas onde sempre atuou com destaque mundial. Na década de 1970 foi criada uma holding com o nome Imetal, na esteira da diversificação e expansão dos negócios do grupo. A partir de 1990, o grupo focou seu desenvolvimento em minerais industriais. Entre 1994 e 1998, a Imetal cresceu e dobrou de tamanho. Já em 1999, com a aquisição da English China Clays (ECC), a empresa tornou-se um dos maiores produtores de pigmentos brancos (caulim e carbonatos de cálcio).

Para refletir essa mudança, a Imetal mudou seu nome para a Imerys em 22 de setembro de 1999. Desde 2013, o grupo está organizado em quatro áreas globais: soluções e especialidades para o setor de energia; filtragem e aditivos de alto desempenho; materiais cerâmicos e minerais de alta resistência.

Nas últimas semanas, o prefeito mogiano visitou a Komatsu, a NGK, a Weber, a Air Products e a Engesig. (Marco Aurélio Sobreiro)