Prefeito Marcus Melo participa de reunião do Condemat com representantes da CEF

Gabinete

29 de maio de 2017
Condemat recebeu representantes da Caixa Econômica Federal (CEF) para apresentação de linhas de crédito disponíveis para as administrações municipais (foto: Guilherme Berti/PMMC)

O prefeito Marcus Melo participou da reunião do Conselho de Prefeitos do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), nesta manhã de segunda-feira (29/05), com representantes da Caixa Econômica Federal (CEF). O encontro teve o objetivo de apresentar linhas de crédito disponíveis para as administrações municipais captarem recursos para programas, projetos e obras.

Prefeitos e representantes das cidades do Alto Tietê tiveram a oportunidade de conhecer o portfólio de produtos que a Caixa Econômica disponibiliza, com foco principalmente naqueles que estão com recursos disponíveis para serem injetados nos municípios. “Foi uma ótima oportunidade para conhecer detalhes de programas e créditos que podem impulsionar o desenvolvimento dos municípios”, avaliou Melo.

Entre as opções apresentadas pela CEF está o Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos (PMAT), que viabiliza recursos para serem aplicados em obras e aquisição de equipamentos. O gerente de Governos da Superintendência Regional da Caixa, Dalney Josmar Lindquist lembrou que além de recursos disponíveis, o PMAT tem um diferencial interessante para as prefeituras, que é o fato de ser uma operação de crédito descontigenciado e que, portanto, não interfere no limite global de endividamento público.

A equipe da Caixa Econômica também falou sobre os programas voltados para as áreas de Habitação (Minha Casa, Minha Vida) e sociais, assim como a possibilidade de financiamento de projetos liderados por consórcios regionais. “O Condemat promoveu essa reunião com o objetivo de aproximar as prefeituras da equipe da Caixa Econômica que é responsável pelo relacionamento com os municípios, justamente para que os prefeitos possam conhecer o que existe de programas e tentar viabilizar recursos para tocar a administração, já que todas as cidades enfrentam dificuldades financeiras. São várias as linhas de crédito apresentadas e cabe agora a cada prefeito avaliar as mais interessantes para suas cidades”, ressaltou o presidente do Condemat, Adriano Leite, prefeito de Guararema.

Na reunião, o Conselho de Prefeitos também tratou de questões pertinentes ao trabalho das Câmaras Técnicas do Condemat, como o 1º Fórum de Resíduos Sólidos do Alto Tietê previsto para o próximo dia 20 e o Bazar Regional do Fundo Social de Solidariedade, que será em setembro; da continuidade das ações do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) e assuntos administrativos.

Além do presidente Adriano Leite e do prefeito de Mogi das Cruzes, estiveram presentes na reunião os prefeitos de Arujá, José Luiz Monteiro; de Itaquaquecetuba, Mamoru Nakashima; de Salesópolis, Vanderlon Oliveira Gomes; de Santa Isabel, Fábia Porto; de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, além dos representantes de Ferraz de Vasconcelos, Haroldo Camargo (secretário de Governo); de Guarulhos, Oswaldo Choli (secretário-adjunto de Justiça); e de Poá, Robson Senziali (secretário da Fazenda).